15 ideias de conteúdo “fora da caixa” para sua igreja

Essa semana, assistindo a That Church Conference 2020, o painel do Jeremy Poland me chamou muito a atenção, onde ele falou sobre 20 ideias de posts para aumentar o engajamento da sua igreja nas redes sociais. Achei tão interessante que resolvi adaptar o conteúdo aqui pra nossa realidade das igrejas brasileiras. Dessa forma, assim como eu fiz, sugiro que antes de você começar essa lista, também pense em como levá-la para a realidade da SUA igreja.

01) Faça perguntas “não-polêmicas”

Que tal conversar com sua audiência de forma simples e leve? Perguntas do tipo “qual o seu favorito ____?” geram ótimo engajamento e podem ser feitas não apenas no feed das redes sociais como também nas caixinhas de perguntas dos Stories.

02) Fotos “conceituais” da sua igreja

Tire fotos de detalhes da sua igreja. Tem um piano? Tire fotos dele, das teclas… Tire fotos das árvores ao redor de sua igreja, do clima, de um detalhe do templo… As pessoas vão amar reconhecer esses detalhes!

03) Aniversários dos pastores e líderes

São tipos de posts que geram muito engajamento, uma vez que muita gente irá comentar dando os parabéns, além de ser uma forma de reconhecimento público dessas pessoas.

04) Use fotos de pessoas da sua igreja

Quer fazer um material de divulgação e achou aquela família linda num site de baixar fotos grátis? Que tal, ao invés de fazer isso, fotografar famílias reais de sua igreja? Com certeza vai gerar um reconhecimento muito maior por quem será atingido por esse material.

05) Fale sobre seus ministérios e departamentos

Conte um pouco sobre os diversos ministérios/departamentos de sua igreja, um por vez, demonstrando o bom trabalho que fazem, contando um pouco da história do líder, como eles tem ajudado a igreja e a comunidade com seu trabalho.

06) Divulgue negócios locais ou de membros da sua igreja

Já pensou em fazer um post (espontâneo) falando sobre a padaria do lado da igreja, aqueeeela que todo mundo vai lá pra fazer um lanchinho? Ou que tal divulgar os trabalhos/negócios dos membros da igreja? (OBS: apenas tenha em conta de que talvez isso precise de alguma aprovação extra de sua liderança e deve ser feito com sabedoria!).

07) Vídeos devocionais matinais

Vídeos de orações e devocionais simples e leves, não mais que 5min, postados todas as manhãs para que sua igreja possa começar o dia com eles.

08) Mostre os bastidores

Mostre os bastidores de antes de um culto – se estiver apenas transmitindo online, mostre a preparação para a transmissão – ou aquele cafezinho antes da EBD. Se tiver como, que tal também mostrar como é a rotina durante a semana?

09) Datas comemorativas “fora da caixa”

Nesse aqui, pense fora da caixa! É legal lembrar do “Dia do Pastor Batista” ou do “Dia da Indepedência do Brasil”? Sim, claro que é! Mas já parou pra pensar que divertido seria falar, por exemplo, do “Dia Mundial do Hambúrguer” e postar uma foto do seu pastor/líder comendo um hambúrguer? O do “Dia da Pizza” e relembrar aquela “pizzada” dos jovens na igreja? A ideia aqui é realmente fazer algo diferente e inesperado! Não tenha medo!

10) Pequenos Grupos “fora da caixa”

Não apenas comunique o dia/hora/local das reuniões, fale um pouco sobre o tema da semana e leve as pessoas a refletirem sobre tal tema em suas redes sociais. As convide também a dar sua opinião nos comentários dos posts. Você vai ver como seu engajamento vai mudar!

11) Playlist da igreja

Crie uma playlist no Spotify ou YouTube com as músicas tocadas em sua igreja e/ou com os sucessos do momento. Convide as pessoas a ouvirem a playlist, contribuírem com sugestões e não se esqueça de atualiza-la com frequência.

12) Frases da mensagem do último culto

Essa já falamos aqui algumas vezes, sobre usar num post uma passagem bíblica ou frase citadas pelo seu pastor no último culto. Uma ideia a mais, seria criar um vídeo curto ou “nugget” (não mais que 1min) do culto e publicar esse trechinho nas redes sociais, para que as pessoas possam se lembrar da Palavra durante a semana.

13) Peça testemunhos

Já pensou em criar um post onde você convida as pessoas a compartilharem seus testemunhos sobre determinado tema? Por exemplo, você pode perguntar “Porque/quando você começou a frequentar nossa igreja? O que você sentiu que te fez retornar?”.

14) Momento de oração ao vivo

Pode ser uma live curta ou um culto de oração transmitido ao vivo, onde seu pastor convida as pessoas a compartilharem seus pedidos de oração. Na nossa igreja fazemos isso às quartas-feiras, no Facebook, pois é onde está a maior parte de nossa audiência e tem funcionado muito bem!

15) Peça para as pessoas engajarem

Quanto mais engajamento, mais pessoas serão alcançadas por seu conteúdo. Que tal pedir para seu pastor/líder ou aos membros do seu departamento de comunicação sempre compartilharem e interagirem com os posts? Veja bem, não estou falando aqui pra você sair mandando os posts pra galera toda hahaha afinal, não queremos ser intrusivos, mas não há mal algum que você peça e compartilhe com alguns pessoas chave de sua comunidade. Divulgar os posts em grupos de WhatsApp pode ser uma boa ideia também!

BÔNUS!

Ao escrever seu conteúdo, tenha sempre em mente:

  • Evite “igrejês” ou “piadas internas” – queremos que TODOS, especialmente os de fora, sejam alcançados por seu conteúdo.
  • Esteja atento à escrita, pontuação, acentuação, revise seus textos e corrija erros de português. Sejamos profissionais! (não estou dizendo aqui pra ser formal, mas sim pra escrever bem, ok?!)
  • Não fique frustrado se nas primeiras vezes ninguém interagir, continue criando conteúdo interativo e fazendo perguntas, pois em algum momento as pessoas vão perder a timidez e participar. Para quebrar esse gelo, talvez você mesmo possa ser o primeiro a responder, isso ajuda as pessoas a perderem o “medo” de serem os primeiros a escrever!

 

E aí, qual dessas ideias vocês já fazem em suas igrejas ou começarão a fazer? Conta pra gente sua experiência “fora da caixa”! 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *