Instagram para Igrejas – Parte 04: Horário e frequência de posts no Instagram

Agora que já chegamos na 4ª lição do nosso Guia para Instagram, vamos recapitular rapidamente os principais pontos:

  • Lição 01: o Instagram tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e é uma das redes sociais mais populares atualmente mas, antes de começar, pare e pense se sua igreja deve estar lá ou não!
  • Lição 02: tenha perfil completo, com nome e endereço, e aproveite os aplicativos disponíveis (como o Camera+) para postar fotos de qualidade.
  • Lição 03: use hashtags do seu nicho e que tenham a ver com a foto postada, interaja com seu público (seguindo outras contas similares à sua e curtindo/comentando as fotos deles), “tagueie” perfis relacionados na foto postada para ter um alcance maior e coloque geolocalização em suas fotos, quando possível.

Ufa! Pensa que acabou? Hoje vamos falar de algo muito importante mas que poucas pessoas percebem fazer a diferença ao se tratar de alcance e engajamento no Instagram: horário de postagem e frequência de posts.

Você já deve ter ouvido falar das mudanças do Instagram e como isso influenciou a forma em que as pessoas veem o que é postado (que eu particularmente não curto hehe). Para quem não sabe, em resumo, agora você não vê os posts mais em ordem cronológica e sim em ordem de relevância, de acordo com aquilo que você mais interage. Ou seja, com essas novidades, ter relevância e saber alcançar seu público no Instagram se tornou mais importante do que nunca, pois pode custar o “não aparecimento” do seu post na timeline de que tem segue.

1) Horário de Postagem

Pare e pense: em qual horário você mais acessa o Instagram? Eu, particularmente, acesso à noite, já deitadona na cama, enquanto o sono não vem! Hahaha! Já falamos aqui anteriormente sobre principais horários de audiência nas redes sociais, mas com o Instagram podemos ir um pouquinho mais profundo. O horário padrão de maior audiência é:

  • Dias de semana entre 18h e 23h
  • Finais de semana entre 13h e 18h (sendo maior no sábado)

Será que seu público também está nesse horário?
Dica quente! Existem algumas ferramentas que te ajudam a identificar o melhor horário para alcançar seu público no Instagram e, enquanto o “Instagram Analytics” oficial não sai, eu tenho particularmente gostado muito de usar um aplicativo que se chama WhenToPost, disponível tanto para iOS como para Android.

WhenToPost - Aplicativo para Instagram

WhenToPost – Aplicativo para definir melhor horário de postagem no Instagram

A parte grátis desse app te mostra os melhores horários para postar de acordo com quem te segue e te avisa se está na hora de postar (ou não).

WhenToPost - melhor horário para postar em cada dia da semana

WhenToPost – melhor horário para postar em cada dia da semana

Existe um “feature” pago dentro do app que se chama Toolkit que também acho muito útil. Ele mostra um gráfico de interação e os picos de audiência. Assim, você não só sabe, por exemplo, que tem que postar as 22h, como também sabe que é aproximadamente às 22h45, e quais são os top dias da semana.

Exemplo prático: em nosso insta @burguerlovers, sempre postamos após as 22h30 e apenas em dias de semana, sendo terça nosso dia de maior engajamento (“culpa” ou não do MasterChef, procuramos sempre postar no horário do 1º intervalo comercial hehe). Nada de posts aos sábados e domingos (veja foto abaixo).

WhenToPost - Gráfico com audiência por horário e dia da semana

WhenToPost – Gráfico com audiência por horário e dia da semana

2) Frequência de postagem

Outro fator muito importante e que influencia se seu post aparece mais (ou menos) na timeline de seus seguidores é a quantidade de vezes que você posta por dia.

Pouco posts por semana podem reduzir a frequência com que você aparece. Tenho percebido que 1 post por dia, durante os dias de semana, tem sido uma boa quantidade para alcançar um engajamento interessante.

Porém, cuidado! Posts demais podem também prejudicar! Como o alcance da timeline está começando a se parecer com a do Facebook, tenha sempre em mente que quanto mais você posta, menos as pessoas vão ver e interagir. Tenha certeza de que aquele post do dia é certeiro para alcançar seu público de forma que eles interajam e não se percam na quantidade de informações que você publica (o que pode, inclusive, acarretar na perda de seguidores).

E vocês? Como tem trabalhado o Instagram de suas igrejas? O que tem visto funcionar melhor pro público de vocês? Compartihem com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search