Conversão Digital na Church Tech Expo 2016

Nesta última quinta-feira (02/06/16) encerrou-se a 2a Feira Internacional de Tecnologia, Inovação, Infraestrutura e Soluções para Templos e Igrejas, a Church Tech Expo. Quem assina nossa newsletter recebeu um convite VIP exclusivo para poder ir na faixa conferir a feira. E, como nós aqui do Conversão Digital participamos e visitamos ela, não poderíamos deixar de trazer um resumão do que vimos, experimentamos e esperamos das próximas, não é mesmo?!

O evento conta com mais de 11 patrocinadores, dentre eles os grupos EPSON, Sony e Yamaha, bem como do apoio de mais de 5 organizações, tais como a Sociedade Bíblica do Brasil, e foi realizado no antigo Centro de Exposições Imigrantes, chamado hoje de São Paulo Expo, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, com organização da VPGroup.

Church Tech Expo 2016

Para os que tiveram a oportunidade de ir na primeira feira em 2015, é nítido notar o crescimento dos espaços e stands, bem como do número de visitantes e congressistas. Nesta edição a Church Tech Expo contava com quase 90 marcas/empresas expositoras e 4 salas de auditório para as mais diversas palestras, que foram de explicações e apresentações de novos produtos em áudio, vigilância e segurança, vídeo e projeção, como a debates e conversas sobre mídias sociais e transmissão ao vivo de cultos.

A feira não é totalmente cristã como o termo igreja em inglês (“church”) pode remeter ao pensamento, razão pela qual a descrição do evento faz a distinção dos termos “templos e igrejas”, abrangendo toda e qualquer associação religiosa que se reúna em um espaço físico e tenha uma “liturgia cerimonial” que demande áudio, vídeo e comunicação entre pessoas, mas pra ser bem sincero só ouvimos exemplos, comentários e cases de palestrantes dentro do universo de igrejas católicas e/ou evangélicas.

É claro perceber que o nicho religioso movimenta e muito o mercado de mídias digitais atualmente (e as razões e conseqüências práticas e espirituais disso ficam pra outro post mais reflexivo dentro de teologia, ok?! Hehe) e claro que a busca por novos consumidores é o que motiva as grandes empresas a investirem em uma expo deste porte, mas é muito bom saber que tal ambiente propicia reflexão missiológica, crescimento da igreja local e maior networking entre interessados na expansão do Reino. Mas mais especificamente, e pra gente, foi sensacional encontrar uma galera que acompanha o que a gente escreve aqui no CD e ter um contato mais pessoal com eles e com novos “seguidores”! Isso foi demais! Deus é bom em todo tempo! 😀 Bom, sem mais delongas, aqui vai o resumão dos dias e atividades que participamos na feira:

31 de maio (terça-feira):

Church Tech Expo 2016 - dia 01
Da esq. para dir.: Palestra “Acústica e Inteligibilidade: garantindo a comunicação perfeita” com Engenheiro Luis Cysne, Equipamentos (dos sonhos haha) da Blackmagic Design, Palestra “Produção em 4K com câmeras Red” com Vlade Lisboa e Raphael Varandas da DCINE Digital Cinema.

Neste primeiro dia, começamos por conferir a palestra sobre Digital Signage, onde foi demonstrado como a publicidade e propaganda em determinados pontos de espera ou passagem do público podem refletir nas vendas de determinado produto ou na disseminação de ideias e como essa tecnologia pode ser usada nas igrejas para engajamento da membresia. Uma super ideia e interessantíssima aplicação apresentada foi a possível utilização de monitores nos halls de espera ou entrada de nossas igrejas, passando a programação do dia ou os aniversariantes, ilustrados com fotos, daquele mês. Em seguida, pudemos anotar algumas dicas sobre acústica e áudio, tais como lembrar que devemos sempre controlar o tempo de reverberação do som para resultados mais eficazes e inteligíveis em nossas igrejas, bem como o controle dos ruídos para uma mensagem audível, eficaz e inteligível.

Por fim, conferimos as novidades dos equipamentos da Red Digital Cinema, empresa especializada em câmeras de vídeo, com novos produtos capazes de gravar até em 8k, gente!!! Pensa só nessa resolução galera… até dói passar essa vontade Senhor! Hehe.

01 de junho (quarta-feira):

Church Tech Expo 2016 - dia 02
Da esq. para dir., cima pra baixo: Palestras “Trasmídia, Segunda tela e Games” com Andre Campos Filippe e Renata Lea da EraTransmidia, “Soluções Epson de projeção para igrejas” com Rodrigo Machado, “Formas e benefícios de usar vídeos online para fortalecer a fé e se conectar aos fieis” com Everton Alves, CRO da Sambatech e Talkshow Mídias Sociais para Igrejas, com Elis Amâncio, Maria Flávia Aquino e Samuel Mizrahy.

Segundo dia e já estávamos lá antes de abrir! Hehe. Começamos o dia assistindo a palestra sobre Transmídias: “Transmídia, Segunda Tela e Games: Modelos e aplicações”. Uma temática muito atual e legal, mas com poucas reais implicações para igrejas. Mas foi interessante perceber que muitos dos conceitos e aplicações que já falamos no CD estão sendo aplicados no mercado de mídias digitais como um todo. Vários exemplos estão aí para se comprovar que diferentes formas de se dizer uma história central ou mensagem única trazem inúmeras possibilidades e engajamento. Veja por exemplo o caso das trilogias Star Wars, em que há quadrinhos, livros, legos, brinquedos e filmes, com desdobramentos e “novas narrativas” dentro de um mesmo universo central e denso. É caso da trilogia Matrix que teve nuances da historia central mais explicadas no Animatrix, série de desenhos que, por exemplo, explicavam qual a história do jovem carequinha que sempre recebia o Neo em Zion! Heh (essa é pros nerds!), ambos super exemplos de transmídia que deram certo. E o que isso tem a ver com a gente?!

Muitos discutiram nas perguntas se é possível fazer transmídia na igreja, e várias pessoas foram contra, pois não se pode acrescentar histórias às ditas na bíblia (o que nós concordamos claramente!). Mas se você concorda ou não, o filme Noé e o Êxodo: Deus e Reis são prova de que alguém já o fez, quer a gente queira ou não! E não acho de todo ruim, pois tais filmes podem despertar a curiosidade de alguns para buscar nas narrativas clássicas e bíblicas o que certos filmes interpretaram, mudaram ou acrescentaram. Mas uma coisa é fato: Não se criam novas histórias e universos no evangelho, as narrativas bíblicas são imutáveis e nada deve ser acrescentado a elas (Mateus 5:18, Lucas 16:17 e Apocalipse 22:18-19, pra citar alguns!), mas podemos e devemos mudar abordagens e ferramentas, criando novas formas de se falar o mesmo, em outras plataformas!

Prosseguindo com o dia, assistimos à palestra de soluções EPSON para projeções em igrejas. Conhecemos um pouco mais sobre projetores EPSON e Sony (palestra posterior) que trazem novas tecnologias de 3LCD em lâmpadas e projetores à laser. Linhas profissionais que vão a mais de 8.000 lumens até 25.000 lumens! Foi de cair o queixo, sério! Projetores que prometem durar mais de 20.000 horas sem necessidade de manutenção ou troca de lâmpadas! Só quero ver o preço que isso vai chegar aqui em Terra Brasilis! Hehe

Após estas, tiramos a tarde para bater perna nos stands e encontrar pessoas para trocar cartões, experiências e amizades. E, logo em seguida, ao final da tarde assistimos à palestras de plataformas de vídeos online, transmissão de cultos e vídeos “on demand” e projeção de imagens para múltiplos ambientes da Sony. Encerramos o dia com um talk show/debate sobre mídias sociais para igrejas, com Elis Amâncio, Samuel Mizrahy e Maria Flávia Aquino.

02 de junho (quinta-feira):

Neste dia fomos impossibilitados e muito pela chuva, mas chamamos a atenção para duas palestras do período da tarde que muitos comentaram, a de utilização das redes sociais para pastoreio e intercessão e a do debate de prioridades de investimento no som para igrejas, com a presença de Humberto Dantas, engenheiro de mixagens do Ministério Livres para Adorar, bem como de um pocket show, que aconteceu no stand da Shure, em que Aline Barros cantou as musicas “Casa do Pai” e “Ressuscita-me”, supostamente lançando uma nova linha de microfones Shure.

E, assim como a Church Tech, nosso “post de cobertura” chega ao fim também. Novamente destacamos que foi muito bom participar do evento e ver marcas engajadas neste público-alvo, o que indiretamente propicia uma maior reflexão e discussão do que fazemos e usamos dentro de nossas igrejas atuais.

Fica a menção de que sentimos falta de maiores opções de alimentação e que as exposições abrirem apenas ao meio-dia, acaba por deixar muitas pessoas que chegam às 10hrs (horário das primeiras palestras) perdidos e sem muito o que fazer no local, tendo que aguardar a abertura dos stands.

Mas no geral, estaremos lá com certeza na próxima edição em 2017, se assim nosso Deus nos permitir! Que Deus nos abençoe e nos faça refletir sobre o papel que a igreja tem exercido em nossos dias e o despertar de marcas, empresas e soluções para o universo das igrejas. Até uma próxima!

Church Tech Expo 2016
Valeu, Church Tech Expo! Até 2017! 😉

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *