Desde que falamos sobre email marketing no post anterior, muitos leitores vieram nos pedir dicas sobre como realmente criar uma campanha no MailChimp (para quem não sabe o que é MailChimp, leia aqui). Apesar da ferramenta ser bem simples, no início de sua utilização sempre surgem dúvidas e são essas que vamos tentar responder aqui! Então, vamos ao passo a passo!
Criando uma conta no MailChimp
A primeira coisa a ser feita é acessar o site do MailChimp e se cadastrar. Para isso, basta clicar no botão “Sign Up For Free”, no canto superior direito da tela (infelizmente, não existe uma versão em português ainda…). Agora é só colocar seus dados, email, senha, etc. Super simples!
Dicas Rápidas:
- Vale lembrar que o MailChimp é gratuito apenas para uma base de dados com no máximo 2000 emails. Se a lista de e-mails cadastrados (“mailing”) da sua igreja é maior que isso, recomendamos assinar um plano pago (veja os valores aqui).
- É recomendado que, ao se cadastrar, você utilize um email institucional (ex: @suaigreja.com) e não e-mails como Gmail ou Hotmail, pois estes são facilmente identificados como spam (e aí pouca gente conseguiria receber ou ser atingida por suas comunicações).
Criando uma lista de contatos
Agora que você já tem sua conta criada, é hora de cadastrar seus contatos. Se você já tem uma base de e-mails de sua igreja (comumente chamada de “mala direta”), sugerimos começar por ela e depois ir aumentando com novos cadastros.
Para isso, clique em Lists > Create List > e preencha os dados da sua nova lista.
Com a lista criada, agora você precisará adicionar seus contatos. Para isso, há 02 opções mais fáceis:
- Clique em Add Subscribers > Add a subscriber > adicione cada email manualmente. Desvantagem: você terá que fazer um por um. 🙁
- Clique em Add Subscribers > Import Subscribers > você precisará ter um arquivo em formato Excel ou TXT (bloco de notas) com todos os e-mails. Desvantagem: você tem que saber um pouquinho de Excel 🙂
Criando sua primeira campanha de email marketing com MailChimp
Emails cadastrados com sucesso, agora vem a parte legal! Vamos criar uma campanha \o/
Para isso, vá em Campaigns > create campaign > regular campaign.
Selecione a lista de e-mails que você deseja enviar a campanha. Agora você precisará:
- Dar um nome para sua campanha;
- Escolher um “Assunto” para seu email – Importante: assunto é o título que as pessoas vão ver e ler ao receber seu email! Tenha certeza de que ele é chamativo o suficiente de forma que as convide a abri-lo. Nada de “Boletim Semanal” ou “Acontece na SuaIgreja” toda semana, hein? Haha 😛
- Colocar o destinatário (nome e email) – email oficial da sua igreja, de preferência. Assim, caso alguém o responda, você o lerá;
O passo seguinte é selecionar o template, ou seja, o layout/design da sua newsletter. É aqui que muita gente se “embanana” porque acha tudo muito complicado! Mas calma, vamos te ajudar! 😀 Existem várias opções pré-prontas na aba “Themes”, além dos modelos básicos do tipo texto/imagem na aba “Basic”. Aí é uma escolha sua, os dois formatos são bem bacanas e fáceis. Aqui, para simplificar, vamos usar um template básico chamado “1:2 Column”. Gosto particularmente dessa opção de colunas com fotos para igrejas, pois pode-se falar de vários assuntos sem se estender muito a comunicação.
Após selecionar seu template, você poderá customizar cada uma das seções simplesmente clicando em cima delas.
Lembre-se também de fazer uma boa imagem de cabeçalho, que comunique a identidade de sua igreja. Nao se esqueça de adicionar os links de suas redes sociais e o endereço da igreja no rodapé!
Além de editar as seções já existentes no template, você pode adicionar novas apenas arrastando ou simplesmente clonando uma já existente, veja como:
Para vocês se inspirarem, vejam abaixo alguns exemplos de templates de igrejas e o nosso aqui do CD (clique para ampliar):
Lista e template criados, você será redirecionado para uma tela de confirmação final. Confirme que tudo está OK e clique em “Send”. Pronto, sua primeira newsletter foi enviada! o/
É possível ainda conferir quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram nos links e quem são essas pessoas. É só acessar na aba “Reports” e acompanhar tudo de pertinho! Assim você pode monitorar o que está dando certo e o que não está em suas campanhas! (Só não entrega pro pastor quem não abre pq vai chover B.O. hein! Hehe).
E aí, acharam as dicas úteis? Já tinham testado o MailChimp, ficaram com mais alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Conta pra gente nos comentários e até a próxima! 😉
3 Comments
Sou extremamente grata por ter encontrado esse site, e vocês ! Deus abençoe !
Ficamos felizes em ajudar, Érica! Que Deus te abençoe e te use tb! 🙂
muito bem explicado, ajudou bastante