Planejamento de Ano Novo e Material para Culto da Virada

Apesar de todos os desafios que vivenciamos ao longo do ano, estamos chegando ao final! Em função de alguns pedidos recebidos, gostaríamos de deixar algumas dicas rápidas não só sobre estratégias de comunicação para o final de ano (preparamos um pacote de mídias muito legal!), como também sobre os princípios básicos de um bom planejamento de médio prazo para o time de comunicação da sua igreja.

Realmente estamos na “boca do gol” e não dá mais para criar nenhuma ação que termine no dia ou direcione as pessoas para o seu “Culto da Virada”, então o importante agora é focar nele de fato.

Durante o culto, valem as mesmas premissas que já falamos para o Natal: tenha certeza de manter a identidade visual e mensagem central do evento em todas as comunicações, nas projeções e vídeos, caso haja. É sempre primordial que a palavra de Deus tenha destaque, é ela que vai levar seu público a refletir e realmente fazer uma resolução de Ano Novo que vá vingar! Rs

Para te ajudar nesse aspecto, no final desse post você encontra um material para download para baixar e utilizar como quiser!

1º Passo: O Culto da Virada

Combine com a equipe que estará responsável pelo desenrolar do culto as ações que serão executadas, sempre com entusiasmo e comprometimento. Você pode fazer toda a diferença com engajamento, disposição e animação, desde a recepção dos visitantes e convidados na entrada da igreja, às decorações e avisos, até quem estará nas câmeras gravando/fotografando ou trabalhando na projeção.

Outra dica também aplicável aqui é manter algum membro da equipe tomando nota de toda a mensagem ou de frases marcantes que forem ditas pelo pregador, para que depois sejam úteis para a criação de material pós-evento. No primeiro culto do ano também pode ser legal relembrar o que foi feito e reafirmar os compromissos que foram realizados e encorajar a congregação a cumpri-los e, para isso, você deverá ter documentado de alguma forma o que foi que aconteceu.

Ano Novo para mim tem a ver com novas oportunidades e, uma delas, com certeza, é uma nova chance de se aproximar de Deus e deixar que Ele te use para realizar grandes feitos na obra dEle. Neste Culto da Virada não deixe de motivar as pessoas para que o novo ano realmente traga uma nova vida. Não se esqueça de que Deus nunca se cansa dos nossos recomeços.

2º Passo: Passado o culto da virada, um novo jogo começa!

Todos os anos, quando paramos para pensar em tudo o que passou, percebemos o quanto aprendemos e como gostaríamos de ter feito algumas coisas diferentes. Esta reflexão é sempre fundamental quando pensamos na melhoria contínua do time de comunicação. Tão importante quanto as novas ideias que surgem para o ano que começa é o planejamento das mesmas! Sendo assim, vamos explorar de forma bastante rápida os conceitos iniciais da realização de um planejamento estratégico.

Deixe clara a Missão do Time

A Missão basicamente retrata o motivo da existência do time de comunicação. Apesar de ser um conceito bastante simples, muitas vezes no dia a dia de trabalho perdemos o foco e esquecemos o propósito dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Sempre se lembre da razão da sua existência e alinhe todas as atitudes do time a ela.

Exemplo de Missão:
“Criar mídias e peças de comunicação claras e eficientes, considerando não um único público, mas a diversidade de contextos presentes na igreja, mantendo sempre como foco não só a comunicação interna como o evangelismo e a salvação das pessoas que ainda não tiveram um contato profundo com o evangelho.”

Lembre-se sempre de que oração é fundamental, porque no final das contas, não importa se você imaginou a melhor missão do mundo se Deus não estiver no centro dela!

Defina uma Visão

A Visão, de forma geral, é a forma como o time de comunicação se vê no futuro. Ela dita as expectativas do time quanto ao comprometimento dos seus integrantes, bem como o foco que será dado ao trabalho desenvolvido para que ela seja atingida no longo prazo!

Abaixo segue um exemplo simples de visão para um time de comunicação:
“Ser o melhor time cristão de comunicação, propondo ideias inovadoras que estejam alinhadas não só com os objetivos estratégicos da igreja, como também com as necessidades de cada um dos seus membros, colocando sempre em primeiro lugar a vontade de Deus”.

Estabeleçam seus objetivos principais

Os objetivos, de forma bastante óbvia são as macro atividades que devem ser desenvolvidas durante o ano de 2016 a fim de suportar o planejamento completo da igreja, como por exemplo:

  • Criar as mídias e campanhas de comunicação necessárias para o evento anual do grupo de jovens;

Certamente, começando com estes três passos simples, o seu time de comunicação iniciará o ano de 2016 com um alinhamento muito maior. É fundamental que todos os integrantes do grupo conheçam os objetivos do ano, batalhem e orem por eles.

MATERIAL PARA CULTO DE ANO NOVO – DOWNLOAD

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA DOWNLOAD!

Para ter acesso ao material gratuito, basta adicionar seu email abaixo:

Pacote com 20 imagens para culto de ano novo

Imagens para culto de ano novo

 

01 countdown (contagem regressiva) de ano novo

Contagem regressiva para culto de ano novo

 

02 motion backgrounds + 01 modelo power point para projeção no culto de ano novo

Vídeos para culto de ano novo


Tenho certeza de que o próximo ano será um grande ano para todos nós! Feliz 2017!

Recent Posts
Showing 6 comments
  • Marcus
    Responder

    Salvaram minha vida! Deus abençoe!

    • Conversão Digital
      Responder

      hahaha tamo junto! Depois compartilha com a gente como vc usou o material 😀 Deus abençoe e feliz ano novo!

  • Jéssica
    Responder

    Ótimo artigo, parabéns pelo excelente trabalho!

    • Conversão Digital
      Responder

      A gente é que agradece sua participação, Jéssica! Deus abençoe e feliz ano novo!

  • Eleonai
    Responder

    sinceramente fico até um pouco emocionado com o trabalho que vocês vem desempenhando, Geralmente a multimídia da igreja é tão deixada de lado que as vezes se resume a um “boneco” que passa os slides na hora do culto. E temos visto vcs abrindo nossos olhos para a tão poderosa ferramenta que podemos ser na obra de Deus como ministério de apoio. Obrigado! 2016 será um ano de muitas conquistas para todos nós e que Deus os abençoe muito!

    • Conversão Digital
      Responder

      Obrigado pela mensagem encorajadora Eleonai! Todos nós já fomos “bonecos” um dia né não?! Mas pela graça de Deus, e aos poucos, muitos tem enxergado o papel decisivo que precisamos ter na internet e nos meios de comunicação atuais! De um em um e de post em post chegaremos lá! Que Deus o abençoe grandemente nessa caminhada! Conte conosco sempre que precisar! Feliz ano novo e que Deus possa dar um verdadeiro like em nossas atividades, testemunho e evangelismo neste ano!

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search