Planejamento de Comunicações de Natal na igreja: também deixou pra última hora?

Sim, falta pouco tempo pro Natal, mas eu aposto que ainda tem gente correndo para comunicar suas programações, não é mesmo? Calma, a gente te ajuda! Haha

A grande verdade, é que suas preparações para comunicar os eventos de Natal devem começar de 2 a 3 meses antes, no mínimo. Mas sabemos que muita gente, como bons brasileiros que somos, deve estar atrasada em meio a ensaios de teatro e cantatas de natal. Por isso, hoje trazemos algumas dicas e materiais para download que podem te ajudar nesse “Sprint” final para o Natal.

1. Antes do Natal – convide de forma fácil

Não, não dá mais para fazer nada impresso, como flyers ou cartazes, então nossa ideia aqui é dizer que você deve criar um convite para ser usado online, que contenha o tema do evento, data, hora e local (bem simples e objetivo, nada de escrever muito no convite!). Você pode divulgá-lo das seguintes formas:

  • Post nas mídias sociais;
  • Enviar um email marketing para a base de e-mails da sua igreja;
  • Criar um evento no Facebook (a partir de sua fanpage e não de sua conta pessoal). Convidando apenas quem você acha que tem potencial para ir. Lembre-se: quantidade não é qualidade.
  • Incluir uma chamada para o evento na área principal do site da sua igreja;

2. Durante o Natal – na igreja e no evento

Mesmo já estando ali, na hora do evento, ainda sim é importante manter a comunicação viva e eficaz. Tenha certeza de manter a identidade visual e mensagem central do evento em todas as comunicações, desde o convite até as projeções e vídeos, caso hajam. É importante que a mensagem seja a peça central e que ninguém mais se distraia com nada (nem mesmo com aquele background lindo de natal, que você sempre quis usar na projeção! Haha). Então a dica aqui é: keep it simple! (mantenha tudo simples).

De igual modo, prepare sua equipe e a mantenha entusiasmada, não é hora pra procurar culpados pelo atraso ou correria. Você pode fazer toda a diferença com engajamento, disposição e animação, desde a recepção dos visitantes e convidados na entrada da igreja, às decorações e avisos, até quem estará nas câmeras gravando/fotografando ou trabalhando na projeção.

Lembre-se que, concordando ou não com a data estabelecida, comemoramos o nascimento de Jesus Cristo no Natal (algo que devemos comemorar e relembrar diariamente em nossas vidas), mas algumas pessoas sequer o conhecem ou não estão acostumadas com nosso “igrejês”. Coloque o holofote sobre a obra redentora que Cristo fez na cruz vindo ao mundo em nosso favor. Se os músicos e o coral chamam mais atenção que Cristo, não é adoração, não é um Natal verdadeiramente cristão. Se os presentes, comida e comunhão não são centradas em Deus ter descido ao mundo quando nós nada podíamos fazer nada por nossa salvação, não é adoração, não é um Natal verdadeiramente cristão.

Uma dica legal também, é manter algum membro da equipe tomando nota de toda a mensagem ou de frases marcantes que forem ditas pelo pregador, para que depois sejam úteis para a criação de material pós-evento. Afinal, muitas vezes você ouve algo, acha interessante para compartilhar, e quando decide postar ou escrever sobre (em 1 ou 2 dias depois), já esqueceu tudo… um antigo chefe meu sempre dizia: “anote tudo, o máximo que você puder, cabeça não é computador!” Haha.

3. Depois do Natal – mantenha a mensagem viva

É muito comum que depois de toda a correria do planejamento e execução do evento de natal, todos queiram descansar, tirar férias (em quase todos os eventos da igreja vai, fala sério!? Hehe), ou já começar a pensar no ano novo, e acabam se esquecendo que o “depois” é tão importante como o antes e o durante. Por isso, prepare-se desde já para que haja uma comunicação pós-evento, pois seus visitantes mais empolgados e impactados pela mensagem estarão sedentos por algo mais, e nós não podemos simplesmente desaparecer e esquecê-los até o ano que vem. Nunca se esqueça de:

  • Publicar material em suas mídias sociais e/ou site. Você pode deixar os posts já agendados, que podem ser desde fotos tiradas no dia, como trechos em vídeo de alguma canção ou fala específica, entrevistas com visitantes ou pastores, etc.. Mantenha a lembrança do ocorrido na mente e nos corações dos presentes;
  • Caso tenha feito uma gravação do evento, planeje-se para editar e publicá-la o quanto antes (já viu nossas dicas de Youtube para igrejas?);
  • Pegue suas anotações do dia e agende posts em suas mídias sociais. Podem ser desde frases marcantes do evento ou cantata, ou até mesmo um resumo “jornalístico” de como foi tudo. Opiniões de pessoas tocadas, interessadas ou impactadas com o evento também são bons materiais para fomentar o relacionamento e serem atrativos para que pessoas retornem;

MATERIAL DE NATAL PARA DOWNLOAD

Neste espírito natalino que logo se inicia, temos alguns presentes pra vocês, claro! Hehe. Estamos disponibilizando alguns materiais mais “curingas”, cartas nas mangas que podem ser usados como convite, posts em social media, publicações durante os cultos, etc., de forma a suprir/cobrir o desespero do atraso.

Fique à vontade para baixar, porém não se esqueça: tente manter sempre a consistência da mensagem e de sua identidade visual! E que seja sempre simples! 😉

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA DOWNLOAD!

Para ter acesso ao material gratuito, basta adicionar seu email abaixo:

Pacote com 16 imagens de natal

Imagens de natal

Pacote com 22 fontes e ícones para natal

Fontes para usar no natal

02 motion backgrounds + 02 modelos de slide power point de natal para projeção

Modelos de power point e motions de natal para igrejas

01 modelo de planilha de planejamento de natal

(para você já se planejar pro ano que vem e não se atrasar de novo! hehe)

Aproveitem e feliz natal!!! Que Jesus possa sempre ser o centro de suas celebrações!

Recent Posts
Comments
  • Thiago
    Responder

    Ótimo post, geralmente todo mundo esquece de se preparar para comunicar os eventos de fim de ano da igreja. Por isso é tão importante termos profissionais da área de comunicação servindo na obra. Gostei muito das dicas para o pós evento.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search