Agora que você já sabe o que postar no Instagram de sua igreja, quero compartilhar com você algumas técnicas que testamos e funcionaram super bem para adquirir mais audiência e engajamento em seu perfil. São dicas simples e valiosas, mas que requerem dedicação e esforço! Então não desista! Vamos lá!

1) Hashtags

Como falamos no post anterior, é importante que você crie uma hashtag “oficial” para sua igreja, de forma que seu público possa utilizá-la quando for postar algo relacionado. Como as hashtags viram links na foto, além de divulgar sua igreja e atrair novos seguidores, você pode monitorar o que as pessoas tem postado sobre seu perfil (de forma não-privada) clicando nela ou através da aba de busca do Instagram (aquela lupinha!).

Exemplo de busca por hashtags no Instagram

O que eu não falei no último post, e que é uma dica quente pra quem utiliza o Instagram, é que as hashtags tem um grau de engajamento altíssimo, sendo que de cada 10 fotos postadas na rede, pelo menos 8 possuem ao menos uma hashtag. Um método de utilização muito simples e eficiente para atrair mais audiência é o seguinte – e que vou explicar com um perfil de um projeto paralelo que eu tenho com meu namorado, o @burguerlovers (hehe):

  • Ao publicar sua foto, adicione de 1 a 3 hashtags que definam exatamente o que tem na foto. Sugiro incluir aí sua hashtag oficial (no caso do exemplo é a #burgerluv)
    Exemplo de uso de hashtag no Instagram
  • O Instagram permite um máximo de 30 hashtags por foto, porém, para que sua legenda não fique enorrrme com um monte de tags, adicione as restantes como comentário. Você pode, inclusive, ter salvo em seu bloco de notas as hashtags mais populares e simplesmente as copiar cada vez que publicar uma nova foto!
    Exemplo de uso de hashtag no Instagram

Dica extra: as hashtags mais populares do Instagram são essas abaixo, mas tenha a certeza de adicionar apenas as que fazem sentido pro seu nicho e que tenham a ver com a foto publicada (além de evitar spam, é claro!). Abaixo, algumas dicas.

Hashtags cristãs mais usadas no Instagram

2) Interação com o público alvo

Além de ser bacana você seguir alguns perfis-chave com o Instagram de sua igreja, para dar aquele ‘boom’ inicial, é também interessante seguir membros e pessoas interessadas no assunto. Muitos consideram isso como spam ou crescimento “não-orgânico” num primeiro momento, mas a verdade é que já testamos muito essa técnica e ajuda muito seu perfil a ser encontrado por pessoas interessadas no mesmo tema e que ainda não sabiam da sua existência! Tornando o retorno dessas pessoas muito mais orgânico em razão do gosto temático compartilhado.

Uma outra dica, para aumentar mais ainda sua base de seguidores qualificados, é fazer pesquisas freqüentes nas hashtags e perfis similares do seu nicho e seguir essas pessoas, fazendo com que elas te notem. Além disso, interaja com esses perfis, de forma a criar uma conversa. Comente e curta as fotos deles, e tenha a certeza de que você ganhará um novo seguidor (muitos não seguirão de volta, mas com certeza aqueles que te seguirem terão interesse no assunto que você posta)!

MAS ATENÇÃO! Eu disse seguidores qualificados, hein? Nada de spam, comentários genéricos só pra “encher linguiça” ou “fazer presença apenas”, muito menos compra de seguidores, por favor!

O que realmente vale aqui é a conversa e o alcance de novas pessoas. Já pensou em até mesmo poder se comunicar com não-cristãos e, ali mesmo dentro do Instagram, criar um relacionamento com eles?! Massa, né? 🙂

3) “Tagueamento” de perfis

“Taggear” outros perfis do Instagram em suas fotos também ajuda a aumentar o engajamento e alcance, desde que o mesmo faça sentido. Algumas ideias:

  • Se um determinado evento ou departamento de sua igreja tem outra conta paralela no Instagram e você quer divulgá-lo no perfil de sua igreja, marque-o na foto;
  • O evento ou culto acontecerá num local diferente que também tem perfil no Instagram, então marque-o na foto também;
  • Membros da igreja que aparecem nas fotos (caso permitam, claro!);
  • Parceiros, pastores ou bandas convidadas;
  • Entre outros. Use a criatividade e teste sempre!

4) Geolocalização

Hoje em dia é bem comum que as pessoas, ao publicarem suas fotos, marquem a localização onde elas foram tiradas. Esse também é um bom método para encontrar pessoas novas que tenham ido à sua igreja ou que tenham conteúdo relevante que possa ter sido postado, além de auxiliar as pessoas a melhor encontrarem o local físico da sua igreja.

Sempre que possível, marque a localização de sua igreja nas fotos e busque pela localização para ver o que as pessoas estão falando dali ou por perto!

Exemplo de busca por geolocalização no Instagram

5) Influenciadores digitais

Influenciadores digitais, explicado de forma beeem simples, são aquelas pessoas que possuem tantos seguidores nas redes sociais que são capazes de influenciar a decisão das mesmas através de promoções, campanhas e divulgações.

Conhece algum influenciador ou tem algum em sua igreja? Converse com ele e crie uma estratégia para divulgação da mesma. Mas lembre-se: o foco sempre deve ser a divulgação da Palavra de Deus, nada de autopromoção ou divulgações sem propósito bíblico, hein? 😉

Dica extra:

Abaixo, indicamos alguns perfis bacanas no Instagram para seguir! Aproveite!

Melhores perfis cristãos nos Instagram para seguir

E você? Tem alguma dica para acrescentar? Como tem trabalhado o Instagram de sua igreja? Compartilhe!

CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *