Instagram para Igrejas – Parte 02: conteúdo

Se você leu nosso post anterior sobre Instagram Para Igrejas e, após navegar pelo nosso quadrinho de “pare e pense” ao final do post, se decidiu por criar uma conta no Instagram para sua igreja, agora é hora de pensarmos juntos no conteúdo!

Pode parecer uma coisa simples, afinal é uma rede que tem uma foto e uma breve legenda, mas para que você e sua igreja tenham, realmente, sucesso e engajamento é preciso muito mais que simplesmente postar uma foto do último culto ou evento.

Para que se crie esse engajamento com o público alvo de sua igreja, trazemos hoje algumas dicas e sugestões para você “bombar” o Instagram da usa igreja! Acompanhe abaixo:

1) Perfil completo

Antes mesmo de publicar sua primeira foto, tenha certeza de que o perfil de sua igreja esteja completo, com as seguintes informações:

  • Logo da igreja como foto de perfil;
  • Nome de sua igreja completo – nada de acrônimos, como PIBSJC ou coisas do tipo! Nem todos conhecem essas siglas;
  • Breve descrição e endereço, também completo com rua, número, bairro, cidade e estado (para você essa informação pode parecer óbvia, mas não para todas as pessoas que visitarem sua conta);
  • Link para o site da igreja (extremamente necessário e recomendado!);
Exemplo de perfil de igreja no Instagram

Exemplo de perfil de igreja no Instagram – IBMR Maringá – PR

2) Fotos de qualidade – claro!

Aqui não precisamos nem explicar muito, não é mesmo? Nada como uma bela foto que chame a atenção de quem está “rolando” pela timeline do Instagram. Algumas ideias de postagens:

  • Frases curtas e impactantes com uma bela foto de fundo;
  • Versão modificada e simples de um anúncio de algum evento;
  • Criar um modelo de foto para avisos dos diversos departamentos, tais como o ministério infantil, mulheres, homens, jovens, etc.;
  • Fotos de um evento ou culto recente;
  • Entre outros! A criatividade é a alma do negócio! 🙂

MAS ATENÇÃO! O Instagram não é um álbum de foto em que você deve postar, por exemplo, 10 fotos seguidas do último encontro de senhoras. Evite postar mais de uma ou duas fotos em sequência! Se quer divulgar várias fotos de um evento passado, utilize os álbuns do Facebook ou o website de sua igreja, nada de encher a timeline do Instagram. Este aplicativo é deve ser pontual 😉

Exemplo de post no Instagram: frase - IBMR Maringá - PR

Exemplo de post no Instagram: frase – IBMR Maringá – PR

Exemplo de post no Instagram: evento - IBAB - SP

Exemplo de post no Instagram: evento – IBAB – SP

 

3) Legenda das fotos

Ter uma boa foto é o ponto principal aqui, mas uma legenda clara, objetiva e significativa também é responsável por um maior engajamento no Instagram, principalmente se ela complementar ou justificar a imagem (evite, por exemplo, postar uma foto cheia de texto).

4) #Hashtags

Criar uma boa hashtag para sua igreja também é uma ótima ferramenta de engajamento. Dessa forma, além de você poder sempre colocá-la ao final de sua legenda, você também pode convidar as pessoas a utilizarem ela e a acompanharem as postagens feitas por elas clicando na hastag.

Além da sua hashtag, também tente usar algumas que tenham a ver com aquilo que você postou. Exemplo: se é um post sobre um evento de jovens, use algo como #juventude, #batista, #youth, etc. Tente selecionar as que tenham relevância e maior número de postagens!

Dica extra: sempre acompanhe a utilização da sua hashtag e veja o que as pessoas estão postando através da aba da “lupinha” (2ª aba no Instagram). Se achar uma foto legal, faça um repost da mesma dando os crédito para o autor! Isso incentiva relações e aumenta o engajamento dos seus seguidores!

5) Storytelling – não fale apenas de você, converse!

Já falamos bastante sobre contar histórias numa série exclusiva aqui no CD, mas não custa reforçar. Seja sempre consistente na sua mensagem, de forma a conversar com seu leitor. Lembre-se que a rede social é justamente feita para interação, de forma que você não só comunique o que tem a dizer, mas também ouça e interaja com quem te “lê”.

6) Vídeos

Você sabia que os vídeos estão entre os posts com maior interação no Instagram? Não é à toa que a rede ampliou o tamanho máximo de postagens que eram de 15 segundos para 1 minuto de duração. Como usar? Algumas ideias para vocês:

  • Vídeo curto do louvor no último culto ou um “drops” da última mensagem;
  • Versão curta do vídeo institucional da igreja ou de um evento, como um “teaser” chamando os seguidores a conhecer mais do que está pro vir;

BÔNUS! Melhores aplicativos para editar fotos e vídeos para o Instagram

Existem diverrrrsos apps para Instagram, mas vou compartilhar os que mais usamos atualmente por aqui:

  • Camera+ – um dos melhores (se não o melhor) editor de imagens que já usei. Não é gratuito mas é excelente e completo, com diversas possibilidades de edição e filtros prontos;
  • Tadaa – ótimo para editar apenas partes de uma imagem, como por exemplo, criar um efeito “bokeh” no fundo de uma foto. Um dos meus favoritos!
  • Layout by Instagram – para criar montagens com mais de uma foto;
  • PicFrame – também cria layouts e montagens de diversas fotos em vários formatos;
  • Typic – excelente app para adicionar texto e ícones em suas fotos;
  • Boomerang – criar aquele efeito de “gif” repetido num vídeo. Muito bacana e divertido de usar!
  • PicPlayPost – também cria montagens com layouts, mas te possibilita adicionar vídeos e fotos ao mesmo tempo;

E vocês? Como tem trabalhado o contéudo no Instagram de suas igrejas? Compartilhem suas ideias com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search