O que devemos aprender com Wendell Lira?

Se você chegou até aqui nesse post se perguntando “do que esses caras estão falando?” ou se pensou “hackearam o CD?”, não estranhe! É esse sim o assunto que vamos falar hoje: as lições que o jovem Wendell Lira nos passou essa semana, que falaram ao meu coração e que eu gostaria de compartilhar com vocês. Mas PERA! Quem é Wendell Lira?? Se você ainda não sabe, assista aqui abaixo:

Para quem ainda não entendeu, tudo começou quando o Wendell foi indicado pela Fifa ao prêmio PUSKAS de gol mais bonito do ano de 2015, dentro dos Top 10 do mundo todo e junto com pessoas que talvez você já tenha ouvido falar (rs) como Messi e Cristiano Ronaldo. A votação era aberta ao público no site da Fifa e, assim que o blogueiro Cid descobriu, começou uma campanha maciça no Twitter para que as pessoas votassem nele. A campanha acabou viralizando e se espalhou não só pelas redes como também na TV aberta, e o Wendell não só se classificou ao Top 3, como foi para a premiação e GANHOU! Sim, ganhou na votação popular contra o Messi e o Cristiano Ronaldo, juntos!

Desafio Puskas Blog Não Salvo - Wendell Lira

Ok, e o que isso tem a ver com meu ministério?! Vamos lá…

Lição 01: O poder da internet

Você poderia me dizer: ah claro, todo o Brasil votou em massa, é claro que o cara ia ganhar. Já parou pra pensar no tamanho do Brasil, ou mais especificamente, no tamanho da população que tem acesso a internet no Brasil e que, ao mesmo tempo, tomou conhecimento dessa campanha, comparada ao tamanho do MUNDO INTEIRO que conhece e acompanha caras como o Messi?! Sim, a internet tem um poder absurdo! Foram milhões e milhões de compartilhamentos e centenas de canais falando sobre o mesmo tema, ao mesmo tempo, através de apenas um, somente um, despretensioso “tweet”.

Veja bem, não quero dizer aqui que se você começar a postar algo hoje irá “viralizar” em segundos. Penso que nosso foco é outro: quero que você entenda como tirar o melhor proveito dessa ferramenta tão poderosa que é a internet! Quero que você acredite que a mensagem de Deus pode alcançar os confins da Terra, via internet, através de seu ministério e de sua vida! Os fatos e resultados estão aí para todos verem.

Lição 02: O poder das mãos de Deus

Quanto a isto, você poderia me dizer: ah claro, todo mundo votou “pra zuar”, achando que não ia dar em nada, brasileiros sendo brasileiros, Deus não tem nada a ver com isso. Mas a verdade é que Deus usa a quem Ele quer, em qualquer que seja o local ou ocasião, não é mesmo? E se Deus usou o Wendell, o Cid (autor de um blog longíssimo de ser cristão! rs) ou a internet como um todo, Ele também pode usar você e seu ministério!

Parafraseando o próprio discurso de vitória do Wendell, Israel inteiro olhou para o gigante Golias e disse que seria impossível derrotá-lo, mas Davi olhou sua enorme estatura e com os olhos da fé constatou que o que era realmente impossível era errar o alvo, afinal ele era um gigante e não uma maçãzinha na cabeça de um pequeno menino! Da mesma forma é nosso ministério atual, milhares de anos se passaram e mártires, reformadores, evangelistas e avivadores nasceram, desenvolveram seus dons, louvaram e adoraram a Deus com seus ministérios e foram ao encontro do Pai. E hoje, você tem a oportunidade, como eles, de fazer a diferença ao ser usado por Deus.

Lição 03: Use esse poder a seu favor

Neste ponto eu quero te desafiar a buscar o melhor e em excelência para o seu ministério. A usar essa ferramenta tão incrível que é a internet a favor da mensagem de Jesus, e levá-la aos confins da Terra. Te desafio a pensar em formas criativas e inovadoras para trabalhar nos canais online disponíveis de sua igreja. Como você pode alcançar não apenas seus membros, mas seus vizinhos, seu bairro, sua cidade, etc.? Te desafio a pensar fora da caixa. A inovar. A ser criativo. A fazer tudo não só porque “está na moda” ou porque “todo mundo faz”, mas sim para fazer a diferença com foco e excelência! Pare um minuto e ore pedindo a Deus para que esse ano de 2016 seja um divisor de águas em seu ministério e que Ele use você e sua equipe para dar o melhor no ministério, a quem Ele os tem confiado. E aproveite também para, desde já, planejar seu ano!

Você já deve ter assistido o filme “O Patriota” do Mel Gibson, não? Na cena em que ele tenta resgatar seu filho mais velho, ele pede a dois filhos pequenos que empunhem rifles e o ajude a atirar nos inglês, usando um dizer interessante: “Aim small, miss small” (“Mire pequeno, erre pequeno”, traduzindo literalmente). Esta frase é atribuída a Mark Baker, consultor técnico de armamentos antiquários, que a disse enquanto ensinava Mel Gibson e Heath Ledger a como disparar um rifle da Revolução Americana. Mark Baker disse que se eles mirassem num homem e errassem, errariam o homem inteiro, mas se mirassem em algo pequeno, como um botão da camisa ou a fivela de um cinto, se errassem ainda sim acertariam o homem. Mel Gibson gostou tanto do conselho que o colocou como uma fala do filme.

Davi não viu um gigante problema, viu uma testa onde sua pedra entraria certeiramente! Ele mirou pequeno, e acertou “gigantemente” (Heh). Dessa mesma forma é que devemos enfrentar a responsabilidade e compromisso do ministério de Deus. Um alvo pequeno, que se torna grande, um pequeno lance que se tornou o gol do ano. Um chute, um prêmio. Segundos que entraram para a história. Não queira abraçar o mundo como alguns, mas seja certeiro nas coisas que Deus lhe conferiu, pois no todo, ou na “big picture” como falam, estaremos fazendo parte da história de Deus na terra. Cada um a seu tempo, e em seu ministério. Um povo, um coração, um único Cristo!

Esperamos que essas pequenas lições tenham falado ao seu coração como falaram ao nosso e, se assim desejar, compartilhe também com a gente as lições que aprendeu nos comentários!

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search