Estratégias de mídias sociais para igrejas – Parte 02: criando um projeto

Agora que você já se decidiu por começar a trabalhar nas mídias sociais para sua igreja, é hora de sair postando, certo? Errado! É hora de sentar e planejar antes de começar a postar.

Para que nós realmente alcancemos nosso público é necessário falar a língua deles, e com frequência! Então vamos às dicas para montar seu plano de social media:

OBJETIVO

Como dissemos no último post, trace pelo menos 3 objetivos, ou linhas de conteúdo, que você deseja seguir. Dentre eles, damos algumas sugestões abaixo:

  • Divulgação de eventos e atividades da igreja;
  • Compartilhamento das Palavras do pastor (por vídeo ou texto);
  • Frases evangelísticas e/ou de encorajamento;
  • Etc.

Escolhidos os objetivos, é hora de traçar uma estratégia em volta dessa(s) temática(s), sendo que o primeiro passo a ser dado é montar um calendário de estratégias.

CRIANDO UM CALENDÁRIO DE SOCIAL MEDIA

Criar uma agenda ou calendário para suas postagens te ajudará a desenvolver uma estratégia editorial, a possuir uma visão global da sua mensagem e daquilo que você deseja passar aos seus seguidores, organizar seu tempo para criação de conteúdo e desenvolver consistência nos períodos de postagens.

Passo 01: Criando o calendário
Antes de tudo, decida a frequência de postagens: 5 vezes por semana? 3 vezes por semana? 2 vezes ao dia? Não precisa fazer demais, mas também não faça de menos! A palavra de ordem é consistência, lembre-se!

Você pode utilizar qualquer ferramenta para isso. Aqui no CD (Conversão Digital), por exemplo, utilizamos o Google Docs, pois assim é possível compartilhar o conteúdo entre os autores e planejarmos conjuntamente. Mas você também pode usar o Google Calendar ou até mesmo o Excel. Para isso, no final deste post disponibilizaremos um modelo para você começar!

Modelo de Calendário de Social Media para Igrejas

Passo 02: Povoando seu calendário
Comece adicionando em seu calendário todas as datas importantes para sua igreja. Podem ser elas:

  • Datas de atividades que sejam relevantes para seu público, como cultos comemorativos ou especiais, aniversário da igreja, batismos, atividades dos diversos departamentos, etc. Caso você saiba previamente o tema das próximas mensagens dos cultos, podem também separar um dia para tal. Isso tudo vai depender da sua estratégia de conteúdo, que discutiremos num post futuro;
    Exemplo: Divulgação de atividade semanal do grupo de jovens

    Exemplo: Divulgação de atividade semanal do grupo de jovens

  • Marque também os feriados e datas importantes em sua agenda, para não se esquecer de adicionar algum post relacionado à temática nesse dia, caso julgue necessário;
    Exemplo: Post durante a Semana Santa

    Exemplo: Post durante a Semana Santa

O ideal é ter uma página do seu calendário para cada mês e separar o mês por dias. Outra dica importante é indicar em quais canais você irá postar (Blog, Twitter, Facebook, etc.). Para separar cada conteúdo, você pode, por exemplo, usar ícones de cada rede para ter uma visão geral.

Passo 03: Compartilhando com sua equipe
Caso você tenha uma equipe, marque também em seu calendário as atribuições de cada um, tais como dias que serão responsáveis pelas postagens e temas relacionados. Assim, além de sabermos o que será postado em cada dia, sabemos quem é o responsável. Nesse caso, o ideal é usar o Google Docs ou Calendar, pois assim você não perde nenhuma alteração.

Passo 04: Mãos a obra!
Ok, agora que você montou seu calendário, criou e agendou seus posts, monitore! Veja que tipo de posts as pessoas mais acessam, curtem e comentam. E, assim, use essa informação para ajustar o planejamento dos meses ou períodos seguintes de seus canais.

BÔNUS ESPECIAL!

Para ajudar vocês nesse pontapé inicial, estamos compartilhando um modelo de calendário de social media em Excel com dias, meses e feriados previamente preenchidos para download e atualizado para 2016. Basta clicar no botão abaixo e baixar!

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA DOWNLOAD!

Para ter acesso ao material gratuito, basta adicionar seu email abaixo:


Fiquem ligados e não deixem de acompanhar nossa série sobre Mídias Socias, para descobrir os próximos passos. E vocês? Como tem trabalhado nas mídias sociais de suas igrejas? Compartilhem!

CONTINUE LENDO…

Recommended Posts
Showing 2 comments
  • Anderson
    Responder

    Muito bom, conteudo de vcs grato.

    • Conversão Digital
      Responder

      Que bom que tem sido útil pra vc também, Anderson! Ficamos muito felizes! Deus abençoe a vc e seu ministério! 😉

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search