Muitas vezes existem várias programações na igreja e nem sempre um número de fotógrafos ou mesmo câmeras compatíveis para suprir toda essa demanda. Já falamos algumas vezes por aqui que é interessante alimentar seus canais na internet com fotos do que rola na sua igreja. Então como fazer isso? Com seu celular dá pra tirar fotos bem legais e sem gastar nada! Hoje damos algumas dicas!
Vou falar aqui mais especificamente sobre o iPhone que é o que mais tenho conhecimento, mas existem Androids que possuem as mesmas funcionalidades e inclusive superam as existentes no iOS. Utilizando o aplicativo nativo do iPhone (não tem como superar a velocidade de acessá-lo apenas deslizando o dedo quando a tela está bloqueada), existem bons recursos sem que você precise baixar outro aplicativo.
1) Aproximação e Composição
A maioria dos celulares não possuem lente de aumento e quando têm não são muitos boas. É aconselhável que você nunca use o zoom, pois ele na realidade não aproxima o alvo da foto, mas estica a imagem, piorando a qualidade. É preferível que você chegue mais perto do seu motivo que será fotografado, mas não muito para que não fique desfocado. A distância ideal é de dois passos, sempre tendo em mente o enquadramento e a composição da cena. Preencha a tela com dados interessantes; na dúvida, centralizar o motivo nunca dá errado, mas você pode adicionar efeito deslocando um pouco os elementos.
2) Apoio
É muito importante manter o celular imóvel para não tirar fotos borradas ou fora de foco. Apoie seus braços com os cotovelos colados em seu corpo e tente fotografar com o celular na altura do peito, inclinando sua cabeça para baixo para ver o visor. Evite segurar o celular mais alto que a linha dos ombros, pois é possível que você bloqueie o que está fazendo na tela com seu corpo. Manter o celular imóvel antes e depois de tirar a foto garante uma foto melhor, principalmente quando o ambiente for pouco iluminado, o que significa que a foto será mais demorada. E se houver algo à sua frente que deseje que não apareça, incline o celular para cima ao invés de levantar seus braços.
3) Foco e Iluminação
Uma vez que você esteja pronto, com seus braços travados no corpo, toque a tela com seu dedo para que apareça aquele quadradinho que aponta onde estará o foco. Coloque o foco nas letras da projeção ou em uma pessoa no palco. Se tiver problemas, tente colocar o foco na parte mais escura da cena. Então, passe o dedo para baixo duas vezes. Isso irá sub-expor a foto em dois f-stops. Normalmente eu faço isso mais de uma vez antes de tirar a foto. Então tento diminuir minha respiração e tiro algumas outras fotos ajustando o foco novamente e subexpondo a imagem cada vez.
4) Edição
Depois disso, antes de publicar sua foto, é legal utilizar algum aplicativo para tratar a foto. Existem vários como o MOLDIV, Adobe Photoshop Express etc. Um ótimo deles é o da Google Snapseed, onde podemos ajustar o brilho, contraste, saturação e temperatura conforme necessário. Aqui estão uns prints da tela da edição no aplicativo e algumas fotos que tirei para que você compare:
- Editando com Snapseed
- Editando com MOLDIV
Seguindo essas dicas, tenho certeza de que não será necessário um fotógrafo e uma câmera profissional para que você tenha fotos bem legais das suas programações.
E aí? Já sabia de todos esses truques? Utiliza algum outro? Sabe de outro aplicativo fera? Compartilhe com a gente!
2 Comments
Favor arrumar as IMAGENS! Elas estão fora do AR! Quero muito ler esse post e compartilhar.
Corrigido! Obrigada por avisar 🙂