Fotografando na igreja com seu celular

Muitas vezes existem várias programações na igreja e nem sempre um número de fotógrafos ou mesmo câmeras compatíveis para suprir toda essa demanda. Já falamos algumas vezes por aqui que é interessante alimentar seus canais na internet com fotos do que rola na sua igreja. Então como fazer isso? Com seu celular dá pra tirar fotos bem legais e sem gastar nada! Hoje damos algumas dicas!

Vou falar aqui mais especificamente sobre o iPhone que é o que mais tenho conhecimento, mas existem Androids que possuem as mesmas funcionalidades e inclusive superam as existentes no iOS. Utilizando o aplicativo nativo do iPhone (não tem como superar a velocidade de acessá-lo apenas deslizando o dedo quando a tela está bloqueada), existem bons recursos sem que você precise baixar outro aplicativo.

1) Aproximação e Composição

A maioria dos celulares não possuem lente de aumento e quando têm não são muitos boas. É aconselhável que você nunca use o zoom, pois ele na realidade não aproxima o alvo da foto, mas estica a imagem, piorando a qualidade. É preferível que você chegue mais perto do seu motivo que será fotografado, mas não muito para que não fique desfocado. A distância ideal é de dois passos, sempre tendo em mente o enquadramento e a composição da cena. Preencha a tela com dados interessantes; na dúvida, centralizar o motivo nunca dá errado, mas você pode adicionar efeito deslocando um pouco os elementos.

2) Apoio

É muito importante manter o celular imóvel para não tirar fotos borradas ou fora de foco. Apoie seus braços com os cotovelos colados em seu corpo e tente fotografar com o celular na altura do peito, inclinando sua cabeça para baixo para ver o visor. Evite segurar o celular mais alto que a linha dos ombros, pois é possível que você bloqueie o que está fazendo na tela com seu corpo. Manter o celular imóvel antes e depois de tirar a foto garante uma foto melhor, principalmente quando o ambiente for pouco iluminado, o que significa que a foto será mais demorada. E se houver algo à sua frente que deseje que não apareça, incline o celular para cima ao invés de levantar seus braços.

3) Foco e Iluminação

Uma vez que você esteja pronto, com seus braços travados no corpo, toque a tela com seu dedo para que apareça aquele quadradinho que aponta onde estará o foco. Coloque o foco nas letras da projeção ou em uma pessoa no palco. Se tiver problemas, tente colocar o foco na parte mais escura da cena. Então, passe o dedo para baixo duas vezes. Isso irá sub-expor a foto em dois f-stops. Normalmente eu faço isso mais de uma vez antes de tirar a foto. Então tento diminuir minha respiração e tiro algumas outras fotos ajustando o foco novamente e subexpondo a imagem cada vez.

4) Edição

Depois disso, antes de publicar sua foto, é legal utilizar algum aplicativo para tratar a foto. Existem vários como o MOLDIV, Adobe Photoshop Express etc. Um ótimo deles é o da Google Snapseed, onde podemos ajustar o brilho, contraste, saturação e temperatura conforme necessário. Aqui estão uns prints da tela da edição no aplicativo e algumas fotos que tirei para que você compare:

  • Editando com Snapseed
Foto original sem edição no app Snapseed

Foto original

 

Ajustes no Snapseed

Ajustes no Snapseed

Foto final

 

  • Editando com MOLDIV
Foto original sem ajustes no app Moldiv

Foto original

Ajustes no MOLDIV

Ajustes no MOLDIV

Foto final com ajustes no app Moldiv

Foto final

Seguindo essas dicas, tenho certeza de que não será necessário um fotógrafo e uma câmera profissional para que você tenha fotos bem legais das suas programações.

E aí? Já sabia de todos esses truques? Utiliza algum outro? Sabe de outro aplicativo fera? Compartilhe com a gente!

Recent Posts
Showing 2 comments
  • Mateus Elias
    Responder

    Favor arrumar as IMAGENS! Elas estão fora do AR! Quero muito ler esse post e compartilhar.

    • Conversão Digital
      Responder

      Corrigido! Obrigada por avisar 🙂

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search