WhatsApp e a Igreja: muito além dos simples grupos

É bem provável que, hoje em dia, 90% ou se não 100%, das pessoas em sua igreja já usem o conhecido aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, o WhatsApp. Não sei vocês, mas até meu avô já usa haha! E os números não negam: o WhatsApp vem crescendo mais em número de usuários a cada mês e já está prestes a atingir 1 bilhão no mundo todo.

Número de usuários do Whatsapp ativos por mês no mundo

Fonte: statista.com

Além disso, a própria empresa já confirmou que 8% do número total de usuários é de brasileiros! Como somos comunicativos, não? Quem aí não tem aquele grupo maravilhoso da família, ou dos melhores amigos da faculdade ou aquele da galera do futebol, hein?

E esse é um dos motivos pelo qual queremos falar sobre o seguinte tópico: será que o WhatsApp se limita a apenas esse tipo de grupo, onde se “joga conversa fora” apenas ou se mantém contato com um parente distante? Como podemos usá-lo não só como ferramenta eficaz de comunicação, mas também de integração em nossas igrejas?

Aqui vão algumas ideias sobre como utilizar o WhatsApp para igrejas:

1) Integração de visitantes ou novos membros

Essa é uma ideia que já vimos ser utilizada em algumas igrejas e que é bem criativa. Ao receber o visitante no culto, normalmente entregamos um cartãozinho de cadastro para contatos futuros. No dia seguinte, sempre enviamos um email (ou carta, em algumas igrejas ainda) dando as boas vindas e os convidando para próximas visitas. Quando o número de telefone é também compartilhado pelo visitante, pode-se fazer esse contato via WhatsApp, o que torna essa primeira conversa mais personalizada e direta. Mande um versículo e deseje uma boa semana, perguntando se ele gostaria de compartilhar algum motivo de oração específico, convidando-o também para os próximos cultos, eventos, etc..

2) Divulgação de eventos e atividades semanais

Temos falado muito sobre como utilizar os meios online para divulgação e alcance de pessoas, mas de todas as ferramentas que já trabalhei, o WhatsApp se mostrou um dos mais efetivos. Não só pela certeza de que (quase) todo mundo está lá, mas também por ser um meio instantâneo. Não viu no Facebook? Manda no WhatsApp! Não vai ter desculpa! Haha… Compartilho abaixo algumas ideias de divulgação de eventos que utilizamos o WhatsApp:

  • Crie uma imagem específica para a divulgação dos eventos da semana – todos juntos – em um tamanho que seja de fácil leitura e visualização pelo telefone. Nada de muito texto, viu! Seja direto: nome do evento, data e hora. Considerando que uma divulgação prévia já deve ter sido feita através de outros canais, utilize o WhatsApp como forma de lembrete ao invés de convite “oficial”. Envie a imagem, de preferência, 1 ou 2 dias antes do evento e depois envie-a novamente no dia do evento (sim, sempre vai ter um “abençoado” que vai perguntar: que dia é mesmo? Que horas é mesmo? Onde vai ser mesmo? Hahaha). Abaixo alguns exemplos de imagens que fizemos para uma programação de jovens:

    Imagem exemplo de programação semanal via WhatsApp

    Clique para ampliar

    Exemplo de convite para atividade na igreja via WhatsApp

    Clique para ampliar


  • Crie vídeos curtos em forma de convite – o legal dessa ideia é que as pessoas podem utilizar o vídeo para enviar o convite para outros contatos, uma boa forma de “viralizar” seu evento. Mas lembre-se: o vídeo deve ser curto e bem leve, caso contrário as pessoas não conseguirão baixá-lo ou vê-lo, ok? Abaixo mostramos um exemplo que fizemos de vídeo para a programação semanal de jovens e que foi compartilhado exclusivamente via WhatsApp:

3) Crie grupos específicos por idade e/ou atividade

Uma outra boa forma de utilização do WhatsApp para igrejas é a criação de grupos de interesse. Ali você pode enviar o material citado no item acima para grupos específicos e não só convidá-los a participar, como também a divulgar para seus outros contatos: programação de jovens, no grupo de jovens, programação de senhoras, no grupo das senhoras, e por aí vai! É muito bom para manter aquele contato durante a semana, para discipular e ser discipulado, enviar fotos dos eventos, compartilhar motivos de orações, organizar reuniões … Enfim, o céu é o limite para esse aplicativo viciante! 😉

E vocês? Como tem utilizado o WhatsApp de ferramenta em comunicação e integração para suas igrejas? Compartilhem!

CONTINUE LENDO…

Recommended Posts
Showing 2 comments
  • ERICK V SERVA
    Responder

    A paz do Senhor.
    Achei muito show o site de vocês.
    Muito obrigado pelo compartilhamento de dicas.
    Deus abençoe vocês.

    • Conversão Digital
      Responder

      A gente é quem agradece, Erick! Não deixe de compartilhar também! 🙂 Deus abençoe!

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search