LIÇÃO 24 – ÁUDIO: DICAS E TRUQUES

Nas lições anteriores estivemos falando sobre o papel do áudio nos vídeos, o porque dele ser importante e como conseguir grava-lo de forma satisfatória. Hoje, vamos aprofundar nossa discussão sobre áudio com alguma dicas e truques para assegurar que capturemos o melhor som possível a cada vídeo elaborado.

1. Cuidado com os Ruídos de Fundo

O ouvido humano é uma coisa incrível e os ruídos de fundo normalmente não serão audíveis para você, mas as câmeras e os microfones captam mais do que você pode ouvir. O som ambiente é sempre mais exagerado quando gravado, por isso você tem que tomar cuidado e garantir que ele não vai afetar seu vídeo final de maneira negativa. Outra dica para os ruídos é gravá-los separadamente. Sons ambientes são muito importantes para a qualidade geral do vídeo, especialmente se você estiver gravando cenas externas. Você pode ser capaz de ignora-los se estiver gravando em ambientes fechados, mas quando no exterior você precisará gravar o áudio de fundo separadamente para que tudo flua em conjunto sem emendas. Isso é porque se você fizer um corte entre duas cenas e os ruídos pularem de um som para outro, será bem evidente para todos que estiverem assistindo. Para que o resultado seja algo contínuo e fluido, os ruídos de ambiente devem permanecer estáveis. É crucial para que a cena fique realista. Então, se você está produzindo uma narrativa que precisa de continuidade lembre-se da importância do som ambiente.

2. Posição dos Microfones

Como você posiciona os microfones é algo muito importante na hora de gravar um áudio com qualidade. É uma dica bem óbvia, então apenas vou dar um exemplo de uma situação em que estamos gravando uma pessoa falando. Se você estiver usando um boom (um microfone direcional ou shotgun com aquela “capinha de espuma” em volta), posicione acima da pessoa, apontando para baixo e mirando no queixo dela. Às vezes é difícil se colocar na posição da pessoa gravada então apenas pergunte a ela “Para onde esse microfone está apontando?”, assim você pode ter certeza que, mesmo que você esteja olhando por um ângulo ruim, o microfone estará no lugar certo. Se você estiver usando um microfone direcional, posiciona-lo mesmo que apenas alguns milímetros mais próximo da pessoa pode afetar positivamente o resultado da qualidade do som.

3. Fones de Ouvido

Uma vez li uma frase de um cineasta que dizia:

“Você não filmaria uma cena com seus olhos fechados, então você não deveria gravar áudio sem um fone de ouvido”

E isso faz muito sentido! Tanto sua câmera quanto seu dispositivo de captura de áudio possuem uma entrada para fones de ouvido. Utilize-as e garanta que você está monitorando o áudio que está sendo gravado, assim, se algo der errado, você saberá e poderá fazer ajustes antes ao invés de tentar salvar casos impossíveis na edição.

4. Som ambiente

Este tópico se relaciona com o numero 1 sobre ruídos de fundo, mas pensei em coloca-lo em separado, pois tem grande importância. Se você esta gravando cenas internas, tome muito cuidado com aparelhos de ar condicionado, ventiladores, aquecedores, zumbidos de lâmpadas fluorescentes e qualquer outra coisa que possa atrapalhar. Tenha certeza de que gravar em um ambiente fechado faz parte do conceito e é extremamente intencional, pois você não será capaz de ouvir essas interferências, mas sua câmera com certeza irá captar. E então, quando você estiver no computador, mais tarde, editando você irá ouvir a pessoa falando com um ar condicionado no fundo quase como um motor. E isso não é bom, né?! Enfim, fique atento, faça um reconhecimento no local antes de gravar e desligue qualquer interferência.

5. Aproximando-se da Pessoa

A proximidade entre o microfone e a pessoa que está sendo gravada é uma das grandes contribuintes para um bom áudio. Se você está filmando com um microfone acoplado à sua câmera, você terá que se deslocar e se aproximar da pessoa. Se você esta usando um microfone de lapela ou um direcional, quanto mais perto você puder posiciona-los, melhor.

6. Controle os Níveis

Finalmente, quando você estiver de fato gravando, não se esqueça de dar uma olhado nos níveis de áudio. A maioria das câmeras mostram os níveis de áudio quando a opção está ativada no menu e os dispositivos de captura de áudio também. Monitore para que os níveis não cheguem a picos, pois uma vez que isso aconteça não há nada que a pós-produção possa fazer para salvar. Tarde demais. Acabou. Então controle esse aspecto para que os níveis de áudio fiquem em uma margem segura abaixo da linha de pico.

E você, sabe de mais alguma dica? Usa algum truque na hora de gravar seus vídeos? Tem alguma experiência que aconteceu com você? Compartilhe com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *