Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 28

LIÇÃO 28 – FILMAGEM AVANÇADA: TRIPÉ E MONOPÉ

Hoje começamos a abordar um novo assunto no Guia Prático Sobre Vídeos Para Igrejas, chamado de Filmagem Avançada. Em uma das seções passadas nós falamos um pouco sobre filmagem, como gravar com a câmera em mãos e algumas dicas sobre composição e enquadramento. Aqui, vamos aprender como usar alguns equipamentos como shoulder rigs, tripés, sliders e outros dispositivos legais para incrementar suas produções com movimento. Então comecemos pelo tripé e monopé!

1. TRIPÉ

Um tripé é um suporte com três pernas para sua câmera. É estável e funciona bem para manter sua câmera em uma única posição. Mas você também pode usa-lo para adicionar movimento às suas filmagens, utilizando com PAN e TILT. O primeiro é quando você movimenta a cabeça do tripé da esquerda para a direita; o segundo, quando o movimento é de cima para baixo. Para usar essas técnicas apropriadamente, você precisa de um suporte bom no topo do seu tripé.

Tripé Fonte: novoart.com.br

Tripé
Fonte: novoart.com.br

Existem milhões de marcas e listas com os melhores tripés do mercado, mas o que é realmente importante é que você tenha um suporte que seja fluído. O que isso significa? É bom que ele tenha uma cabeça hidráulica, ou seja, contendo um fluido por dentro que garante que todos os movimentos que sejam feitos estão sendo executados de maneira suave e em uma velocidade uniforme. Sem este artifício, fica a seu cargo garantir que os movimentos de pan e tilt sejam suaves, o que você irá perceber que é muito difícil. Então é melhor garantir, certo? Em minha opinião, os melhores são os da marca Manfrotto. Mas existem algumas marcas genéricas que também dão conta do recado; é só pesquisar e avaliar o que melhor se encaixa nas suas necessidades e orçamento.

  • Funciona bem:

– para entrevistas;

– movimentos básicos (pan e tilt);

– estabilização;

– gravar cultos ou mensagens;

  • Não funciona bem:

– gravação de cenas em movimento.

2. MONOPÉ

O monopé é similar ao tripé, só que ao invés de três pernas, possui apenas uma. É uma grande alternativa à filmagem com a câmera em mãos. Na verdade, é o próximo passo em relação a estabilização. Sua grande vantagem é ser portátil; diferente de um tripé que pode ser difícil de carregar por aí, é pode ser útil em lugares pequenos, em que não seja possível montar um tripé.

Monopé

Monopé
Fonte: novoart.com.br

Neste tutorial da Canon, estão algumas dicas para potencializar o uso do monopé:

  • Funciona bem:

– para filmagems em movimento que precisem de um ponto de estabilidade;

– Close-ups com movimentos sutis;

– Gravar uma cena rápida em vários ângulos;

  • Não funciona bem:

– filmagem de cultos e mensagens;

– entrevistas

Estes são os primeiros dispositivos que você pode usar para dar uma cara diferente às suas filmagens. Nas próximas lições vamos falar um pouco mais e outras possibilidades.

Você tem um tripé? Ou um monopé? Para o quê você os tem utilizado? Compartilhe com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/a/53/8c/conversaodigital1/public_html/wp-content/themes/jupiter/footer.php on line 223

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0