Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 27

LIÇÃO 27 – ILUMINAÇÃO: GRAVANDO CENAS EXTERNAS

Nas duas últimas lições temos explorado um pouco o uso da iluminação nos vídeos. Mas apenas falamos sobre a utilização das luzes em ambientes fechados, sem falar sobre cenas externas. Eu não sei vocês, mas eu filmo vários vídeos em ambientes externos. Então hoje vamos focar em como tirar proveito da luz natural que já está lá fora para iluminar nossos objetos e pessoas. Se você não deu uma olhada na ultima lição, corra lá, pois iremos utilizar a mesma regra dos três pontos básicos.

COMO GRAVAR CENAS EXTERNAS

Se você se lembra, a luz principal na regra dos três pontos é a key light. É a luz mais forte e exerce maior influência na cena. Naturalmente, quando você estiver do lado de fora, a key light será o sol. O fator mais importante quando gravando externamente é de fato o sol. Ele estará iluminando as partes mais relevantes da sua cena e dos objetos. Mas, ao contrário das luzes que usamos em ambientes fechados, obviamente não temos nenhum controle sobre o sol. Assim, temos dois aspectos que você deve considerar:

  • A hora do dia: é amanhecer ou entardecer, quando o sol está mais suave e quente? Ou é meio dia quando o sol está no pico, em toda sua potência e super quente?;
  • Quantas nuvens você observa sobre o local onde está: um dia encoberto, cheio de nuvens, é um filtro difusor natural para o sol. Isso significa que você terá uma luz suave, ao contrário de dias abertos, sem nuvens, que irão produzir luzes duras, brilhantes, que irão resultar em várias sombras duras. Quando pensar em um dia nublado, pense que é como se houvesse um softbox colocado em frente ao sol.

Agora que entendemos um pouco mais sobre o sol e seu papel, vamos criar uma configuração com a regra dos três pontos, usando apenas luzes naturais:

1. Key Light (Luz Principal)

Como já falamos, lá fora, o sol sempre será a luz principal. Existem luzes que se igualam ao brilho do sol, mas são extremamente caras e provavelmente não é uma opção aqui. Então isso significa que como o sol é a luz mais brilhante disponível, será nossa luz principal. Se estiver filmando em um dia nublado, sua key light já estará naturalmente suave e difusa. Mas se for um dia ensolarado, posicionar seus objetos ou pessoas diretamente na direção do sol irá resultar em sombras duras neles, o que não é desejável. Quando possível grave sobre céu encoberto ou em um dia nublado. Mas se você deseja um aspecto ensolarado em seu vídeo ou for forçado a gravar em um dia como esse, use um painel difusor.

telare

Utilização de Tela Difusora Fonte: iberiadigital.com

Um painel difusor é utilizado entre o ângulo do sol e o seu objeto ou pessoa para difundir a luz e suavizá-la. Repare na configuração de iluminação da foto acima.

2. Fill Light (Luz de Preenchimento)

Se você estiver gravando em um dia encoberto, essa luz será fácil de resolver, mas se for um dia ensolarado, será o problema mais difícil. Seus objetos terão umas sombras duras e bem marcadas do sol em uma de suas faces e você terá que preencher este lado mais escuro. A melhor maneira de resolver isso é utilizar um rebatedor.

rebatedor

Rebatedor – preço acessível Fonte: novoart.com.br

Funciona como o próprio nome já diz, rebatendo a luz do sol. Mire para o sol e direcione os raios rebatidos para iluminar as faces que estão na sombra. Você pode ser bem criativo aqui! Use sua imaginação para criar efeitos diferentes. Uma vez já vi utilizaram uma mala de metal como refletor.

3. Back Light (Luz de Fundo)

Utilizar o sol como luz de fundo é uma ótima maneira de separar o objeto ou a pessoa do fundo, o que, claro, é o propósito da back light. Se você vai utilizar o sol como sua luz de fundo, lembre-se que você não terá mais uma luz principal para iluminar a frente dos seus objetos e, a não ser que você esteja tentando criar silhuetas, isso pode ser um grande problema. A solução para isso é usar mais uma vez refletores para rebater a luz do sol para seus objetos. Isso não irá apenas difundir a luz, mas também permitir que você use o sol como fonte múltipla de luz dentro da regra dos três pontos.

Lembre-se que a hora mais fácil de filmar cenas externas é quando existem bastantes nuvens no céu. Você terá a melhor e mais equalizada iluminação em dias mais nublados.

E você, grava mais cenas internas ou externas? Tem alguma configuração que sempre usa e sempre funciona? Compartilhe com a gente, estamos procurando novas ideias e novas soluções.


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search