Estratégia de Mídiais Sociais – Parte 07 – Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Já parou para pensar que simplesmente postar um conteúdo legal não pode ser suficiente? Já reparou que o horário de postagem pode também influenciar na forma com que seu público interage com seus canais? Pois é meu amigo, a coisa não é tão “simples” como parece! E a ideia aqui nesse post é falar um pouco sobre como descobrir o melhor horário para postar nas redes sociais de acordo com seu público!

Infelizmente não temos uma fórmula, pois seria muito fácil eu chegar aqui e te dizer: poste todo dia às 14h! O grande segredo do sucesso é testar, e testar mais, para entender seu público! Além disso, cada rede tem sua característica própria, então pode ser que o mesmo horário que funciona para o Facebook, não funcione tão bem para o Instagram ou Twitter. Então, vamos às dicas!

1) Planeje!

Dentro do seu calendário de social media, separe um espaço para colocar o horário das postagens em cada rede. Você pode, inclusive, agendar os posts no Facebook, assim não precisa se prender ao horário, caso tenha outros compromissos. Comece com horários que você julgue serem interessantes e vá variando ao longo dos dias para testar. Exemplo: agende o post de “Agenda da Semana” para segunda às 14h, depois mude para às 20h, etc.

2) Monitore!

Assim que planejar seus horários, comece a analisar como seu público reage e interage em cada um. Os posts às 20h tiveram melhor engajamento (likes, comments, etc) do que os das 14h? Então aposte no horário! É importante fazer isso para cada canal separadamente pois, como já dissemos, mesmo tendo o mesmo público nas diferentes redes, nem sempre o horário de acesso deles a cada uma é o mesmo. Eu, por exemplo, uso muito o Facebook durante o dia e o Instagram mais na parte da noite (mais detalhes no infográfico no final desse post).

3) Timing é tudo!

Não existe regra, mas se quiséssemos criar uma, ela diria que timing é tudo! O que quero dizer com isso é que mesmo que você tenha notado que, por exemplo, seus posts às 15h possuem bom retorno, talvez um evento na parte da noite, algum acontecimento no mundo, ou até mesmo algo na TV em determinado dia possa alterar isso. Já notaram como o Twitter “bomba” às terças à noite por causa do MasterChef Brasil? Haha

4) De madrugada não! (E nem aos finais de semana!)

Ok, não existe regra, mas existem “zonas mortas” nas redes sociais, que são horários que definitivamente quase ninguém está online. Não adianta postar aquele design maravilhoso que você fez para o evento da sua igreja às 2h da manhã, né? Ou até mesmo aos finais de semana, pois sábado e domingo possuem engajamento muito baixo! Fique ligado para não deixar pra última hora e falar de um evento de domingo num post no sábado, pois pode ser que ninguém veja! #ficadica

5) Se baseie em feeling mas também em dados

Aquele sentimento de que você sabe que aquele é um bom horário para postar, pois você conhece muiiiito bem seu público, pode ser um bom medidor, mas nunca é suficiente. Use dados estatísticos sempre e você irá se surpreender! Uma das melhores ferramentas para isso é o Facebook Insights. Nesse relatório, que fica dentro das configurações da sua fanpage (veja na imagem #1 abaixo), você pode acessar a seção “Posts” e verá os dias e horários de maior engajamento do seus fãs (imagem #2), além de outros dados. Uma outra dica de ferramenta, é o Iconosquare, que gera vários relatórios sobre seu perfil no Instagram, incluindo melhores horários e dias para postar.

Facebook Insights Exemplo

Facebook Insights

Facebook Insights Exemplo

Relatório Dia/Horário – Facebook Insights



Abaixo, compartilhamos também com vocês alguns dados, provenientes de estudos na área, que ajudam a entender quais os melhores horários de cada rede social e quais as “zonas mortas” nas mesmas.

Melhores e piores horários nas redes sociais

E vocês? Como tem trabalhado o calendário de postagens em suas igrejas? Compartilhem!

CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search