Estratégias de mídias sociais para igrejas – Parte 03: identidade visual é importante?

Agora que você já se decidiu por começar nas mídias sociais para sua igreja, e também já planejou seu calendário, é hora de começar a criar o conteúdo!

A primeira parte que vamos abordar é sobre identidade visual. Quem nunca ouviu que “uma imagem vale mais que mil palavras”?! Estudos do próprio Facebook já comprovaram que posts com imagem tem taxa de clique e engajamento (em outras palavras, “chama mais atenção”) do que posts com puro texto. Então, como fazer? É isso que vamos falar aqui! Vem com a gente!

1) Consistência

Em social media, é sempre importante dar uma “cara” à sua marca. Sabe aquela foto que todo mundo bate o olho e, sem mesmo nem ler, já sabe de onde é? Isso é consistência! Após criar seu calendário de social media, tente começar a criar um modelo de imagem para seus posts. Aqui no CD fazemos isso, já repararam?

6 dos maiores mitos sobre direitos autorais em músicas e vídeos Guia de vídeos para igrejas: Balanço de Branco

2) Padrão de cores e formas

Evite ao máximo, de hora em hora, usar uma cor ou mudar as cores do seu logo de acordo com seu “humor”. Além de perder a consistência, perde-se sua identidade. Crie um template no programa de edição de imagens que você preferir, assim fica mais fácil. Toda vez que tiver que criar um post novo, é só trocar a foto e o texto, mantendo o restante da identidade e cores.

3) Fontes

O mesmo é válido para fontes. Evite usar muitas fontes na mesma imagem, pois deixa tudo muito confuso! Nossa sugestão é usar 1 ou 2 no máximo por arte (já viram nosso post com dicas de fontes grátis?). Como já dissemos, escolha “A” fonte e siga com ela até o fim! Evite, também, usar cores de fontes que não contrastem com o fundo, deixando difícil de ler.

4) Menos é mais

Novamente, caímos no mesmo ponto: consistência! Evite muitas cores, muitas fontes, ícones e imagens que não “conversam” entre si. Não tire a atenção da mensagem principal que você deseja passar. Aqui vão alguns exemplos de boas práticas:

Exemplo de uso de social media Exemplo de uso de social media Exemplo de uso de social media

Exemplo Midias Sociais IBAB Exemplo: Divulgação de atividade semanal do grupo de jovens

5) Você não precisa ser designer! (dicas de ferramentas)

Antes que você diga “ah tá, mas esse pessoal dos exemplos aí de cima tem uma equipe de designers profissionais! Eu não tenho!”. Sim, alguns têm, mas nem todos! A boa notícia é que você pode fazer artes bonitas como estas, de forma bem fácil e simples!

Primeiramente, escolha uma paleta de cores para trabalhar. Provavelmente você queira escolher algo que tenha a ver com as cores do seu logo. O site http://flatuicolors.com tem algumas sugestões para você começar, caso você esteja totalmente perdido. Basta escolher a cor e clicar nela, para que o código hexadecimal seja copiado (exemplo de código hexadecimal: cor branca > #FFFFFF). Importante: sempre use o mesmo código de cor em todas as suas artes. Lembre-se: consistência! 😉

Em segundo lugar, escolha uma imagem de fundo que tenha a ver com a mensagem que você quer passar. Mais dicas de onde encontrar imagens grátis aqui.

Tá, e agora? Como eu ponho isso tudo junto? Bom, você pode usar vários editores de imagens disponíveis (e que falaremos em breve na seção design), mas nossa dica especial de hoje é o site chamado CANVA. Esse site possui vários modelos criativos (e de bom gosto! Hehe) para imagens de social media. Basta escolher um template, alterar o texto e imagem de fundo (se desejar) e “voilá”! Está pronto, já saindo no tamanho correto, inclusive! A maioria dos templates é grátis, mas existem alguns outros disponíveis por preços super baratos (em torno de 1 ou 2 dólares). Abaixo, um exemplo rápido que fizemos no Canva:

Site Canva - Exemplo

Gostaram das dicas? Como vocês trabalham com a identidade visual nas igrejas e ministérios de vocês? Alguma dica extra pra compartilhar consoco? Deixem nos comments!

CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search