YouTube para igrejas – Parte 01: como usar o Youtube em sua igreja

Atualmente, o YouTube é um dos canais de social media mais utilizados no mundo e, por ser um canal onde o foco são os vídeos, temos uma grande oportunidade para nossas igrejas alcançarem mais pessoas não só localmente, mas em qualquer lugar do mundo, mas que pouco é usado.

Estatísticas do YouTube - Infográfico

Recebemos muitas perguntas e sugestões aqui no CD e muitas delas são relacionadas a vídeos. Agora que vocês já tem acompanhado nossas lições de vídeos para igrejas, chegou a hora de “brincar” um pouquinho também no YouTube! A primeira grande pergunta (e que tentaremos responder nesse post de hoje) é: como usar o YouTube para minha igreja? Então, vem que a gente te conta!

1) Sermões

A primeira (e mais óbvia) forma de utilizar o YouTube é postar as mensagens gravadas na sua igreja durante os cultos. Atualmente já é permitida a postagem de vídeos longos, com mais de 40min, sem necessidade de se criar vários capítulos ou de se dividir em vídeos menores, e em full HD, também sem a necessidade de criar uma conta paga.
Dica: não sabe a melhor forma de gravar seus vídeos na igreja? Aqui temos algumas dicas das melhores câmeras para usar.

2) Mensagens curtas

Apesar de haver a possibilidade de publicação de sermões completos, sabemos que hoje em dia as pessoas não tem muito tempo (ou paciência) para assistir vídeos longos. O que muitas igrejas fazem é postar mensagens menores, de 3 a 5 minutos, em que o tema tenha a ver com o tema que foi (ou será) pregado no próximo culto ou até mesmo pequenos devocionais semanais.

3) Avisos ou Notícias

Sabe aquele vídeo super bacana que você criou para dar os avisos no início do culto para evitar que um “irmãozinho abençoado” ficasse meia hora falando, mas que ninguém viu porque chegaram atrasados? Poste no YouTube! Além de ter a oportunidade de deixar sua igreja a par de todas as notícias e avisos da semana, você pode alcançar pessoas ao usá-lo como um convite para determinados eventos ou programações especiais.

4) Histórias e testemunhos

Traga o mundo offline e a vida real para dentro do Youtube com histórias de famílias de sua igreja, testemunhos, entrevistas sobre como um determinado evento de sua igreja pode ter impactado a vida das pessoas ou atualizações enviadas por missionários no campo. Não é nada tão complexo de se gravar e pode realmente impactar quem assiste. Pense como se você estivesse comprando um produto: para ter certeza de que ele é bom, você não lê avaliações/reviews de outros usuários? O mesmo é com sua igreja: um visitante pode querer conhecê-la mais a fundo antes de se decidir a ir, através de seu conteúdo online.

5) Estudos e séries exclusivamente online

Já pensou em ter estudos durante a semana sem ter que “fazer” com que as pessoas se desloquem até a igreja? Você pode trabalhar séries que serão exclusivamente online em seu canal, num dia e horário específicos da semana, para que seu público possa acompanhar e se fidelizar. Um grande exemplo disso é o “Online Campus” da Saddleback Church nos EUA, que tem conteúdo e horário de cultos exclusivos online.

6) Conteúdo musical

Utilize quando houver participações especiais de cantores ou bandas em sua igreja, ou até mesmo criações especiais feitas para seu canal online, como alguma canção criada pelo grupo de louvor ou banda.

7) Conteúdo ao vivo

Através do Google Hangouts é possível fazer transmissões ao vivo, entrevistas ou bate papos num horário marcado e transmitir ao vivo pelo seu canal no YouTube. Mas atenção: se for transmitir direto do templo de sua igreja, é preciso ter uma boa conexão com a internet, caso contrário não irá funcionar!

8) O céu é o limite!

As sete dicas acima são algumas sugestões que damos a vocês, mas a ideia aqui é que você use sua criatividade! O que as pessoas têm buscado? Como alcançá-las com seus vídeos e compartilhar a Palavra de Deus a milhares de vidas? Inove!

Nos próximos posts dessa série, traremos dicas sobre como otimizar seu canal e seus vídeos para que mais pessoas sejam alcançadas de forma orgânica (através da busca) no YouTube.

E você, já tem um canal no Youtube para sua igreja? Como tem usado? Tem dicas para acrescentar na nossa lista? Comente!

Recommended Posts
Showing 2 comments
  • Yago
    Responder

    Muito boa as ideias. muito obrigado

    • Conversão Digital
      Responder

      Esperamos que seja muito útil para vc e sua igreja, Yago! Deus abençoe!

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search