Youtube vs Vimeo: qual minha igreja deve usar?

Para alguns a resposta pode parecer óbvia, pra outros pode parecer uma ofensa, como se pedissem para comparar Mac vs PC, Android vs iOS… mas a verdade é que pouca gente já parou mesmo pra pensar e decidir qual a melhor plataforma a ser usada, de acordo com a realidade de sua igreja.

Hoje trazemos um comparativo que irá te ajudar a decidir por uma das duas plataformas (ou, quem sabe, ambas!). Confira abaixo:

YouTube vs Vimeo

YouTube YouTube Vimeo Vimeo
O que é Plataforma de vídeo do Google, 3º site mais visitado do mundo. Comunidade de mídias criativas, com foco em qualidade e vídeos mais “cool”.
Número de usuários +1 bilhão de usuários únicos por mês. +60 milhões de usuários únicos por mês.
Upload Para vídeos de mais de 15 minutos de duração, é preciso passar por um processo (simples) de verificação da conta. Limite de 500mb por semana para contas gratuitas. Pode-se aumentar até 1000gb por ano, através da contratação de uma conta Premium.
HD Ilimitado Apenas 01 upload em HD por semana, em contas gratuitas.
Recursos Possibilidade de atribuir trilhas sonoras gratuitas, legendas, tornar o vídeo em 3D e fazer trechos em gif. Possibilidade de edição a qualquer momento para se adicionar logo, cores, etc., em contas Premium.
Social Possibilidade de assinatura de canais e interação através dos botões de “Gostei” e “Não Gostei” Possibilidade de criação de grupos e álbuns de interesse, excelentes para a troca de conhecimento. Interações sociais também ajudam no melhor posicionamento dos vídeos em sua busca.
Sistema de Busca 7º maior buscador do mundo. Se bem otimizado, seu vídeo terá a possibilidade de ser encontrado por milhões de pessoas. Boa para encontrar vídeos de assuntos similares e/ou mais curtidos e comentados.
Interface Design único, com pequenas possibilidades de customização no player. Uma das grandes vantagens do Vimeo é a possibilidade de customização do player em termos de cores, “features” presentes na tela e design mais “clean”.
Anúncios Sim, presentes na maioria dos vídeos. Não há.

Porque optar pelo YouTube

Não pretendo falar o que é certo ou errado aqui, mas sim te levar a pensar na realidade de sua igreja e qual ferramenta utilizar. Porém, é importante ressaltar que pelo grande número de usuários do YouTube e seu poder de alcance, deve-se levar em conta tal presença de peso na hora da decisão. Se seus vídeos tem o objetivo de alcançar o maior número de pessoas através de mensagens e pregações, não tenha dúvida de que a resposta é o YouTube!

Muitas igrejas optaram pelo Vimeo no passado não apenas pelo design “bonitinho” mas pela possibilidade de carregar vídeos maiores (como é a maioria nos nossos casos, com mensagens de aproximadamente 1 hora). Mas, atualmente, esse limite não existe mais e já se pode colocar vídeos longos (e em HD!) sem precisar cortá-lo em várias partes ou assinar uma conta Premium no YouTube. Já para trabalhos mais conceituais, em que o objetivo não seja alcançar pessoas “navegando” pela internet, ou simplesmente utilizá-lo como forma de promoção ou avisos para um público específico, ou funcionar como um portfólio, sugerimos que se utilize o Vimeo.

E vocês? Qual plataforma de vídeos utilizam em suas igrejas? Já encontraram prós e contras em ambas? Compartilhe aqui com a gente!

Recommended Posts
Comments
  • Manoel
    Responder

    Este blog é animal. Parabéns pela iniciativa.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search