4 sites em que encontramos músicas para nossos vídeos

Você já deve ter visto alguns filmes cuja trilha sonora ficou gravada em sua memória. Pra mim, Coração Valente, Star Wars, O último Samurai, Gravidade e Interestelar, são filmes com trilhas sonoras e efeitos musicais de tirar o fôlego.

Do início ao fim, a trilha sonora de O Último Samurai – e a trilha sonora de cada um dos filmes acima mencionados – fornece uma base ou clima que suporta toda uma história do filme.

Mas se eu não possuo um Hans Zimmer ou John Williams para criar trilhas na minha igreja, como faço? Perceba o caso de outro filme interessante como os Guardiões da Galáxia. O que eu achei mais interessante sobre o filme foi a trilha sonora dele. Em vez de uma trilha sonora original, criada especificamente para o enredo do filme, a trilha sonora do filme foi composta por vários “hits” dos anos 70. E isso não era apenas uma maneira de definir um tom para o filme, era um ponto crucial da trama central também.

Desta forma, usar músicas existentes em uma trilha sonora ou álbum pode ser tão poderoso como a criação de músicas originais. Tudo se resume em encontrar a música certa. Que, naturalmente, suscita a questão: onde posso encontrar músicas imponentes ou impressionantes para os meus vídeos?

Antes de listar os nossos sites favoritos para encontrar faixas de áudio e efeitos sonoros, eu quero falar rapidamente sobre um tema polêmico, mas necessário, o tema sobre licenças ou licenciamento. Todos os sites listados abaixo vendem faixas de áudio que são livres de licença ou no inglês “royalty-free”. Isso significa que uma vez que você compra essas faixas, você tem a licença para usá-las sem a necessidade de pagar “royalties” (Falando nisso, já leu nosso post sobre Direitos Autorais?).

Por exemplo, o filme Guardiões da Galáxia não obteve esse direito com as músicas que utilizou. Assim, o uso de “Hooked on a Feeling” do Blue Swede estaria sujeito a royalties. A canção pertence ao artista e, cada vez que o filme Guardiões da Galáxia a utilizou, uma taxa deveria ser paga ao artista (ou a quem realmente detém os direitos autorais sobre a música). Administrar e pagar taxas de licenciamento pode ser um procedimento complicado e caro e, portanto, este artigo se concentra exclusivamente em faixas “royalty-free”.

Fica aqui nossa sugestão: usamos apenas músicas livre de “royalties” em nossos vídeos, e sugerimos que você faça o mesmo. Lembre-se: dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Listaremos abaixo, então, quatro excelentes sites que vendem ou disponibilizam áudios “royalty-free”. Na verdade, existem milhares de sites que fazem isso em toda a web. Mas nós já fizemos algumas boas dezenas de vídeos com esses quatro apenas. Nós sempre fomos capazes de encontrar o que estávamos procurando, e estou confiante de que você também o fará.

1) NOISE TRADE.COM

noisetrade.com é um site com uma proposta super legal: você define os custos da mídia procurada! Isso mesmo, os artistas, compositores e/ou criadores dos áudios disponibilizam gratuitamente suas mídias e você, “consumidor ou fã”, pode baixar gratuitamente (informando um e-mail ou “loggando” com a conta do Facebook), com a opção de enviar um valor a sua escolha ao detentor dos direitos autorias.

Outra coisa interessante é que, para fugir da mesmice, o site tem uma ampla gama de novos artistas ou artistas desconhecidos (fora do “mainstream”) num cenário meio que underground e bem mais próximo entre criadores e espectadores.

2) AUDIOJUNGLE.NET

audioJungle.com é o site mais barato desta lista. O custo por faixa varia de U$10 a U$18 dólares. Tal site faz parte do EnvatoMarket, plataforma em que artistas de todo o mundo contribuem para as seleções e compartilhamentos de música. O AudioJungle também tem uma grande variedade de efeitos sonoros, e não apenas faixas de áudio.

Você pode encontrar faixas de maior qualidade em outros lugares, mas os preços deste site são difíceis de se bater quando você está apenas começando com vídeos para igrejas.

3) PREMIUMBEAT.COM

Premiumbeat.com é um site que usamos em situações especiais e específicas, uma vez que seus preços são um pouco mais “salgados” que o AudioJungle, mas a qualidade supera os do site anterior. Cada áudio custa em média U$39 dólares.

Um dos recursos mais interessantes deste site é que você pode comprar as faixas em forma de “loop” de áudio, ao invés de comprar a música inteira. O que é uma ótima carta na manga, especialmente útil para anúncios de atividades em vídeo, entrevistas curtas ou propagandas de eventos, onde o comprimento do vídeo é quase sempre indeterminado.

4) THEMUSICBED.COM

themusicbed.com oferece a mais alta qualidade de músicas, mas com os mais altos preços. É praticamente a nata da cultura de música livre de “royalties”. Esse site trabalha com os artistas para licenciar suas músicas existentes e torná-las disponíveis para qualquer um. Dessa forma, você está recebendo canções reais de álbuns reais, licenciados a um preço razoavelmente acessível.

O preço exato depende de uma série de fatores (uso comercial ou próprio, filme independente ou propaganda, uso externo ou apenas interno, para mídias sociais ou apenas mídias internas, etc.). O que você pode esperar pagar é cerca de U$79 a U$149 dólares por canções ou álbuns.

Conclusão

Algumas vezes precisamos de algo rápido e barato, e é aí que usamos o AudioJungle ou o Noisetrade. Às vezes precisamos de uma faixa “loopable” com alguma substância e destaque, ou até mesmo algo novo de acordo com temáticas que quase sempre usam as mesmas músicas nas diversas igrejas, e é aí que usamos o Premiumbeat e o NoiseTrade. E, em outros casos, quando procuramos fazer uma obra-prima é que usamos o The Music Bed.

Como você usará cada site pode ser bem diferente de como usamo-los, mas estou confiante de que você vai ser capaz de encontrar o que você precisa para uma ampla gama de projetos em qualquer destes sites acima.

Em que sites você tem buscado músicas para os seus vídeos? Conte-nos quais! Compartilhe, discuta, discorde! Bons vídeos e continue o bom trabalho em Cristo. Até a próxima!

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search