Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 05

LIÇÃO 05: FATOR DE CORTE (CROP FACTOR)

Na semana passada falamos um pouco sobre as lentes que nós achamos serem as melhores para um começo bem sucedido, entre elas uma 50mm. Mas você se lembra que comentamos sobre o tal fator de corte? Ao comprar uma 50mm não significa necessariamente que ela terá essa característica na sua câmera.

Fator de corte ou crop factor, em inglês, significa a razão da proporção das dimensões da área de imagem da sua câmera em comparação às dimensões de uma câmera full-frame. Para simplificar, se uma câmera full-frame tem uma área de imagem larga como a distância entre seus braços esticados, sua câmera provavelmente tem uma área de imagem curta, como a distância entre suas mãos ao bater palmas. Isso significa que embora uma lente possa ter determinada distância focal em uma câmera full-frame, irá se comportar de forma bem diferente, com outra distância focal, na sua câmera em particular.

A maioria das DSLRs possuem um fator de corte que varia entre 1.3 a 2. Para descobrir qual o fator da sua câmera, digite no Google: nome de sua câmera+crop+factor. Algumas DSLRs não possuem fator de corte, como é o caso da Canon 5D Mark II e III. Estas câmeras são as chamadas full-frames, pois são de tamanho padronizado e costumam ser bem caras. Então, se você está anos-luz à nossa frente e está filmando com uma full-frame, pode desconsiderar todas as informações a seguir!

Mas, se não é o seu caso, continue com a gente! Porque você precisa saber desse detalhe nesse momento? Por que você precisa saber o fator de corte da sua câmera quando for adquirir as suas lentes. Mas não assuste, você pode descobrir a que melhor servirá ao seu propósito ou como se comportam as lentes que você já possui seguindo essa equação:

FATOR DE CORTE x DISTÂNCIA FOCAL DA LENTE = DISTÂNCIA FOCAL REAL

E também pode aplicar o inverso para descobrir qual lente você deve comprar para chegar à distância que você precisa na sua câmera.
Por exemplo, sua câmera é uma Canon T3i e você leu nosso post sobre lentes  e decidiu que vai adquirir uma 50mm para gravar seu pastor fazendo um devocional. Esta câmera possui um fator de corte de 1.6, então, utilizando a equação, eu vou ter:

1.6 x 50 = 80 ;

ou seja, se você comprar uma 50mm, ao utilizá-la na Canon T3i, na verdade estará reproduzindo uma lente de 80mm. O que fazer? Vamos utilizar o inverso da equação para buscar a lente, que vou chamar de A, que terá o efeito de uma 50mm, que é o que você precisa:

1.6 x A = 50 (vai, essa continha de matemática você lembra!)
A= 31,25

Pronto! O que você realmente precisa é de uma lente de 31,25mm para obter o efeito de uma 50mm na sua câmera. Agora, eu não acho que fabriquem lentes com esta exata distância focal, então você pode ir com alguma coisa perto disto, como uma 28mm.

Agora que você já sabe sobre esse detalhe, pode adquirir tranquilamente suas lentes! E aí, qual a câmera que você usa? Qual o fator de corte dela? Compartilha com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search