LIÇÃO 34 – NARRATIVAS: TESE

Hoje vamos encerrar a sessão sobre narrativas falando sobre o último ingrediente de uma bela história: a tese. Existem várias dicas acerca de uma boa mensagem. Uma delas é sobre aquela “única coisa”, também chamada de “sermão em uma frase”. O conceito é que a essência e o propósito da mensagem sejam desconstruídos em uma única e fundamental verdade ou ideia. E esta única ideia é a tese da mensagem. Esta é uma técnica que tenho me esforçado para aplicar nos vídeos que produzo. Antes de pegar a câmera e começar a filmar, temos que ser capazes de explicar o propósito por trás do vídeo em uma frase única, direta e clara: novamente, a tese.

Pelo que eu me lembro das aulas de química e física, a tese era o discurso que explicava o propósito por trás do experimento, teoria ou pesquisa. Do mesmo modo, se você deseja que seus vídeos sejam os melhores possíveis, eles também precisam de uma tese bem fundamentada. Pense que você tem uma mensagem que quer compartilhar com seu público. Quanto mais clara e direta você puder deixar esta mensagem, melhor será o impacto que ela terá.

APLICAÇÃO

Para explicar de outra maneira, podemos utilizar outro método. Utilize uma única e poderosa ideia que contenha uma força suficiente para causar um grande impacto em alguém. E já estamos em vantagem, pois a mensagem que queremos passar para o mundo, o evangelho, já tem sua própria força, não?

Evite utilizar outros tipos de abordagem, como a “abordagem de areia”. Se você pegar um punhado de areia em suas mãos e jogar em alguém, provavelmente vai atingi-la, mas além de apenas irritá-la um pouco, não terá nenhum efeito duradouro. Pense mais em uma estratégia de “soco”. Não! Não estou dizendo para você sair dando golpes nas pessoas, mas sim procurar maneiras figurativas que transmitam uma mensagem simples, rápida e que vá deixar marcas. Rs.

O mesmo vale para sermões ou mensagens e vídeos. O sucesso de seu vídeo vai se apoiar em sua habilidade de esquematizar bem sua abordagem e encontrar a ideia principal daquilo que você esta querendo comunicar. Conforme já falamos durante essa sessão do Guia, a narrativa é a alma de todo grande vídeo. E uma tese forte é a espinha dorsal de toda grande história.

DESENVOLVENDO SUA TESE

Vamos falar sobre alguns passos práticos para que você consiga desenvolver sua tese em seus próximos vídeos:

1. PORQUE ALGUÉM DEVERIA SE IMPORTAR?

Esta é a melhor pergunta para se fazer quando você estiver formulando sua tese. A questão fará com que você se aprofunde no conceito e ache o que é mais importante no seu vídeo. Por que você esta se dando ao trabalho de criar esse vídeo? E porque alguém deveria assistir e se importar? Como produtores de conteúdo para igreja, é importante termos em mente que a ideia principal de nossos vídeos deve ser engrandecer o nome de Deus, propagar comunhão e salvação. Se algo não está caminhando para esta finalidade, é bom rever o que quer que esteja sendo feito.

2. SAIBA O QUE VOCÊ IRÁ DIZER ANTES MESMO DE DIZÊ-LO

Você já ouviu alguém dizer, ou mesmo você já disse, “Pense antes de falar”? Talvez alguém já tenha dito isso para você. Eu sei que eu já ouvi. É ruim despejar palavras sem considerar as consequências ou repercussões do que dizemos. Quando profissionais produzem vídeos, eles normalmente criam storyboards e roteiros e gastam tempo focados nas suas teses. Eles planejam cada segundo do que será apresentado. Não estou dizendo que você precisa de tudo isso, mas se a tese tem um papel tão importante, vale a pena se dedicar. Certifique-se de que você tenha estabelecido e tem uma ideia clara do que você esta tentando realizar antes de sair filmando.

3. VÍDEO EM UMA FRASE

Talvez você esteja se perguntando: “Acho que minha ideia se traduz em algumas frases. Que tal?”. É fácil querer adicionar um pouco aqui, um pouco ali. Mas na medida do possível, tente ao máximo cortar seu argumento em uma única e central ideia, uma frase sucinta. Sua habilidade em realizar este feito irá valorizar a qualidade final de seus vídeos. Em um mundo que nos cerca com milhares de informações a todo o momento, sobressai-se quem consegue ser claro, sucinto e direto.

Fica aqui uma dica: pense em seu vídeo como aqueles anúncios que podem ser pulados depois de 4 segundos no Youtube, antes de começarem os vídeos de fato. Pense que você tem apenas esse tempo para apresentar sua ideia principal e ganhar a atenção do seu publico. Que frase você colocaria ali?

Na próxima semana vamos começar um novo assunto. Fique ligado para saber mais!

Quer compartilhar algo com a gente?  Suas técnicas? Escreva aí embaixo!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *