Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 21

LIÇÃO 21 – 3 TÉCNICAS PARA FILMAGEM

Hoje vamos dar mais algumas dicas com 3 técnicas que você deve aplicar quando produzindo seus vídeos. Então vamos direto ao assunto!

1 – A Regra dos Terços

Esta regra consiste num pequeno grid que vai te ajudar a posicionar seus objetos ou personagens nas partes mais importantes da cena. Consiste em dividir sua tela em 3 partes na vertical e na horizontal. Aqui está um exemplo do diagrama da regra:

regra terços

Diagrama – Regra dos Terços

As áreas mais importantes da cena são os quatro pontos em que as linhas se interseccionam. Por exemplo, para uma filmagem com estilo de entrevista, é importante que o elemento-chave esteja posicionado próximo de algum desses pontos. Neste caso, você deve se preocupar com os olhos da pessoa. Se seu elemento principal é predominantemente vertical, como um edifício, você terá que posicioná-lo em uma das linhas verticais do diagrama. E caso seu elemento seja predominantemente horizontal, como uma ponte, posicione-o em uma das linhas horizontais. Bem simples, não? Mas faz grande diferença!

Perceba como na última foto da imagem o foco está apenas no retângulo central!

2 – Filmagem de Ambientação

Este tipo de filmagem é necessário para basicamente qualquer vídeo que você esteja produzindo. Uma filmagem de ambientação permite que seu público saiba aonde está, ou seja, mostra a inserção da cena em um contexto maior. Ela pode ser algo simples, como a cena do exterior de um prédio. São boas cenas para utilizar quando precisar indicar passagem de tempo ou mudança de local onde a história se passa. Também podemos utiliza-la para iniciar uma narrativa.

Aqui está um exemplo:

Após esta cena, tranquilamente poderíamos ter uma cena interna com a introdução dos personagens.

3 – B-Roll

Também chamadas de filmagens alternativas, são cenas que se relacionam e ilustram o que está sendo dito ou mencionado na tela. Por exemplo, se estou filmando um vídeo de batismo e a pessoa está dando seu testemunho, falando sobre sua nova devoção a Cristo e como isto é reconfortante para ela, eu posso fazer um corte que irá ilustrar isso de alguma forma. Se ela está falando de seu passado, algumas cenas de sua infância; se fala em como gostar de servir, algumas cenas dela trabalhando na igreja e por aí vai. Então quando você estiver filmando, pense no roteiro do vídeo ou na direção que você quer que ele tome e lembre-se de incluir alguns “B-Rolls”. Isso vai adicionar dinamismo e uma diversidade ao vídeo, ilustrando também a história que você está tentando contar de um modo mais intenso.

Três técnicas simples para você se lembrar na próxima vez. São bem fáceis e curtas, mas irão te ajudar a melhorar suas produções.


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search