Projeção na Igreja: escolha o método

Como falamos no post anterior, a projeção é um aspecto muito importante que deve ser levado em consideração ao planejar e montar o formato dos cultos da sua igreja. É um recurso que deu muito certo ao envolver as pessoas, dando suporte visual para aquilo que está sendo transmitido. Por causa disso, é essencial que este suporte seja o mais rápido, simples e eficiente para cumprir o seu papel.

O primeiro passo rumo a uma projeção adequada é escolher o método pelo qual a transmissão da informação será feita. Aqui, vamos falar um pouco sobre três formas em que eu já trabalhei ou estou trabalhando para que você possa ponderar e escolher o que melhor se encaixa no perfil da sua congregação.

1. POWER POINT

Powerpoint Esse todo mundo conhece, seja para montar apresentação de trabalho da escola, faculdade, trabalho etc. É a forma mais rápida e fácil e acredito que todos devem de alguma forma começar com ele. Se seus recursos são limitados e não é uma opção investir em algum programa dedicado, por enquanto, você tem nas mãos uma ótima oportunidade de se aperfeiçoar e treinar antes de chegar a programas mais complexos.

Usando o Power Point você vai se acostumar com a questão dos “quadros a quadros” e uma sequência de exibição. Invista um tempo para criar um layout, um padrão de disposição para cada momento do culto. Se você tem um computador com duas saídas de vídeo ou utiliza um notebook, você pode habilitar a opção “estender a área de trabalho” no Painel de Controle e, dentro do Power Point, configurar para que a apresentação seja exibida neste segundo monitor. Seu controle ainda estará um pouco limitado, mas você conseguirá ver todos os slides, quantos faltam para o fim e poder pular diretamente para um mais à frente ou voltar alguns, sem ter que utilizar a função “freeze” do projetor.

DICA: Você sabe qual é o elemento que faz um projetor ser tão caro? A lente! Exatamente, muitas vezes a manutenção dela fica mais cara do que comprar um novo projetor! Por isso, cuide bem dela! A função “freeze” ou “congelar a tela”, se utilizada muitas vezes e em abundância, causa um pequeno desgaste na lente, o que pode ocasionar aquelas manchas de cores quando em slides mais claros.

2. EASYWORSHIP

EasyWorship Na minha escala de evolução rs o EasyWorship foi o primeiro contanto com programas dedicados a projeção em igrejas. É um software americano, desenvolvido pela Softouch. Nele é necessário que você tenha duas saídas de vídeo, no mínimo, para poder usufruir de tudo o que ele oferece. As telas divididas permitem uma tela de controle totalmente livre da tela de exibição: enquanto algo está sendo projetado para a congregação, é possível que você edite ou configure algum outro item na sua programação.

É até possível que você opere o programa sem duas saídas de vídeo, pois existem atalhos de teclado para o controle, mas nem preciso dizer que é bem complicado e que o “freeze” vai ser muito utilizado. Antes de investir no programa, invista no seu equipamento.

Além disso, é possível criar ou baixar uma biblioteca de cânticos e hinos que ficam armazenados para quando precisar inserir em sua programação. Bem como vídeos, fotos, áudios etc. Permite também que você utilize fundos em movimento para a exibição das letras: o programa já vem com alguns vídeos e imagens que são bem legais!

Sem contar outras funcionalidades como adicionar páginas da internet, youtube, bíblia integrada e alertas de mensagens ao vivo.

No entanto, por ser um software em inglês, existem alguns contras. O preço é em dólar e, com a cotação atualmente, nem pensar! Além desse custo, as bíblias disponíveis em outras línguas são também cobradas à parte. E muitas músicas disponíveis através de parceiras são somente em inglês.

Mas o programa é bem fácil de usar, é bem intuitivo e já garante um grande salto em relação ao PowerPoint.

Se quiser ver com seus próprios olhos, baixe uma versão de teste de 30 dias diretamente no site e conte para nós sua experiência. Lá você encontra todas as funcionalidades também. Os desenvolvedores estão buscando alternativas, mas ainda opera somente em sistema Windows.

3. PROPRESENTER

ProPresenter Meu primeiro contato com o ProPresenter foi vê-lo sendo utilizado em todo seu esplendor: projeção ao longo de toda uma parede em um evento em uma igreja que visitei!  Eram três projetores de curta distância “emendados” digitalmente para formar uma imagem só! Animal!

E essa é a grande funcionalidade deste programa, que também é um software americano, desenvolvido pela Renewedvision.

Fora isso, é bem parecido com o EasyWorship: duas saídas de vídeo no mínimo, bíblia integrada, youtube, internet, biblioteca, alertas, DVD enfim! Com a diferença de ter uma interface mais complexa e, eu diria, perigosa! Caso você clique em algo, vai diretamente para a tela de exibição. Então, com algum descuido, algo pode ir ao ar no momento errado. Diferente do EasyWorship que tem um botão “Go live” para entrar no ar.

O preço é o mesmo do EasyWorship e os contras também. Mas é um programa muito completo e acredito que, neste caso, é justo o que se pede por ele. Existe um aplicativo grátis para celular que você pode baixar e controlar a projeção por ele e ainda tem funcionalidades que eu não tive oportunidade para explorar e testar!

Do mesmo modo, você pode encontrar a versão teste aqui, com a vantagem de que já existe versão para Windows e Mac.

4. ADORE!SLIDES

Adoreslides Esta é a versão brasileira de um EasyWorship. Desenvolvido em parceira com órgãos nacionais, tem um preço mais acessível por ser cotado em real, mas ainda é bem salgado. No entanto você tem a opção de parcelar e pode contar com todas as funcionalidades acima mencionadas, com a vantagem de ser em português. Minha experiência com ele ainda está no começo, mas ainda não encontrei nada que seja muito diferente dos outros.

A interface é bem parecida com o EasyWorship, como já disse, e a usabilidade acaba sendo ainda mais intuitiva e simplificada pelo fato de o programa estar em nosso idioma.

Veja aqui a versão teste e também uma tabela comparativa entre os programas oferecidos.

Alguns programas para projeção em igrejas indicados por nossos leitores:

5. EASYSLIDES (ou Easislides)

EASISLIDES Totalmente em português, também se assemelha muito ao EasyWorship. Aliás, acredito que não há muito como fugir desse padrão sendo a finalidade a mesma. A vantagem é que já possui uma biblioteca com alguns hinos em português. É possível obter uma versão teste gratuita por 30 dias, como todos os programas aqui descritos, mas ao final do período você deve comprar o produto para continuar usando. O EasySlides possui 4 opções de investimento que você encontra no site, das quais a mais cara é R$ 450,00. Bem em conta! Não tenho experiência com este programa, mas quem tiver alguma consideração a mais, por favor, compartilhe com a gente! Conheça mais sobre ele aqui.

6. DATASOUL

Datasoul O Datasoul é um programa opensource e gratuito! Segundo o desenvolvedor, possui as mesmas funcionalidades que a gente vem comentando durante o post, mas tudo deve passar por um teste! Em breve farei uma avaliação! Você pode também conhecê-lo, fazendo o download no site deles e depois contar tudo o que você achou sobre pra gente!

7. OPENSONG E LUMINOUS

OPENSONG LUMINOUS E aqui vão mais duas opções grátis que descobri enquanto pesquisava! Não tive oportunidade ainda de testá-las, mas se alguém já conhece, já sabe: compartilha aí!
Você pode fazer os downloads do Opensong aqui e do Luminous aqui.

 

É importante ressaltar que todos esses programas exigem bastante da placa de vídeo, do processador e da memória do seu computador. Por isso, antes de decidir o método, faça uma avaliação do seu equipamento, se é possível fazer um upgrade ou o que melhor se encaixa na sua realidade. Todos os sites dos desenvolvedores disponibilizam os requisitos de sistema necessários para o bom funcionamento dos programas. Na minha última ida a Santa Ifigênia (Rua famosa de eletrônicos aqui de São Paulo) um bom computador planejado para atender aos requisitos estava em média R$3.000,00.

Você usa algum programa diferente? Tem alguma coisa a dizer a respeito destes que eu falei? Compartilha com a gente!

Recommended Posts
Showing 43 comments
  • Jônatas
    Responder

    Comprei o Easy worship e estou satisfeito com ele. mas ainda estou aprendendo.

  • Eliabe
    Responder

    Jonatas, me explica como ta sendo sua experiencia com o Easy Woorship. Voce pagou quanto? o que ha de desagradavel nelew

  • Marcos Amorim
    Responder

    Eu uso o Adore slides! É um programa excelente, bem simplificado e fácil de mexer. Recomendo!

  • Nilson Silva
    Responder

    Olá Isabelle,

    Excelente post, eu estava procurando um programa para facilitar isso é você fez um resumo de todos.

    Obrigado e parabéns.

  • Neto
    Responder

    Muito bom o post!!!!

  • André
    Responder

    Open source não é o mesmo que gratuito (embora, na maioria das vezes, seja). O termo indica programas que possuem seu codigo-fonte disponível aos usuários, permitindo o estudo e a modificação do mesmo. Alguns programas e sistemas open source (como o red hat) são pagos.

    Em um forum de informática que participo, um usuário veio pedir o serial de um desses programas de projeção. Isso é algo contraditório, pois como pode alguem que se diz cristão ser conivente com um crime como a pirataria?

    Seria interessante, portanto, falar sobre mais programas e sistemas open source. Como sugestão, indico o Ubuntu Christian Edition, uma remasterização do sistema da Canonical voltado ao publico cristão e totalmente gratuito.

    • Alexandre
      Responder

      Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário;
      que diz: Edificarei para mim casa espaçosa e largos aposentos, e lhe abre janelas, e forra-a de cedros, e a pinta de vermelhão.
      Jeremias 22:13-14

  • Caio Araujo
    Responder

    O OpenSong trará uma versão em português em breve, estou traduzindo o programa para o nosso idioma, para uma versão gratuita, ele é muito bom e pode ser muito bem aproveitado!

    • Marco Juric
      Responder

      Boa tarde Caio Araújo.
      Se possível, pode nos informar quando a sua versão em Português e gratuita estiver finalizada e disponível?
      Ficarei imensamente grato.
      Grande abraço!

  • Gjunior
    Responder

    Olá, estamos começando a caminhar no projeto visual da nossa igreja.
    poderiam me indicar um programa que possa ir testando, ate colocar
    em nossa programação para compra do easyworship, que pelo que vi
    é o melhor.
    Hoje uso somente Powerpoint…

  • Marco Juric
    Responder

    Ótimo post Isabelle Reis.
    Muito obrigado!
    Deus te abençoe!!

  • Adilson
    Responder

    Olá pessoal! Recentemente fiz uma pesquisa sobre sistemas de projeção e testei alguns gratuitos, gostei muito do OpenLP e a pessoa que faz a projeção está adorando, ainda em fase de adaptação mas está bem feliz, então fica a dica de mais uma opção gratuita! Sugestão …. precisamos de fontes de hinos , que tal uma próximo Post sobre isso. Abraço

  • Ilca
    Responder

    Gostaria de saber o que vc acha do programa FreeWorship, instalei ele, e pelo que vi é a mesma coisa dos projetores para igreja, procurei o gratuito, tem como escolher para português, mas minha dúvida é quanto a rodar o vídeo (aceita mp4, mkv, mov e wmv), mas em alguns computadores rodam e outros não, aí gostaria de saber o que necessita para rodá-los e projetá-los no Projetor.

  • Rogerio
    Responder

    Esqueceram do DataShow Praise.
    Confira em: rksoft.com.br/praise

  • Arnaldo
    Responder

    Ola Isabelle eu uso o DataShow Master, acho ele simples e pratico, agora estou experimentando o DataShow Praise estou achando muito bom vale a pena testar DTA.

  • Rogério
    Responder

    Olá, uma projeção de slides bem legal é o https://quelea.org/
    É grátis
    Nós temos usado e é simple

    • aRNALDO
      Responder

      Ola Rogério Tudo bom, entrei no link que você deixo e baixei o Holyrics, achei ele simplesmente maravilhoso, é claro que poderia ter alguns ajustes, mas para um programa gratuito ele é nota 10
      agradeço sua indicação FICA NA PAZ :).

  • Arnaldo
    Responder

    Estou usando o Holyrics recomendado pelo Vinicius Lima da Silva
    15 de novembro, 2016 ótimo software. Dê uma conferida em http://www.holyrics.com.br

  • Wilians Domiciano
    Responder

    Estou usando o Easislides, na verdade ele é bem completo e ainda tem várias vantagens em relação ao EasyWorship
    Na matéria está dizendo que ele custa R$ 450,00 mas na verdade ele é GRATUITO!!!
    Veja no site http://www.multimidiaigreja.com.br. neste site você pode baixar de graça; O programa e as bíblias e se quiser baixaar os hinários, canções, imagens de fundo e vídeos de fundo, tem uma pequena taxa de R$ 98,00. Vale a pena!

  • Irã Reiticlifi Lauratto
    Responder

    baixei Datasoul-2.1-b0
    quando abro a pasta, não tem um arquivo de execução, e tem outro arquyivo compactado com os mesmmos arquivos que intalou
    como que usa esses arquivos sem um arquivo .exe?
    obrigado

  • J.nilton
    Responder

    O EasyWorship é o melhor programa para apresentar músicas, slids etc nas igrejas porque ele foi criado justamente para isso, essa é minha opinião, acho ele prático e fácil de mexer, só o preço que é um pouco salgado.

    • naldo
      Responder

      No meu modo de ver o Holyrics ( http://www.holyrics.com.br ) é um dos melhores programa de projeção, muito fácil de usar. Os criadores estão sempre melhorando (atualizando) e o melhor dão suporte através do WhatsApp, na ultima versão colocaram a possibilidade de reproduzir áudio, imagens e vídeo através do programa e o melhor é totalmente gratuito.

  • Xiko
    Responder

    Gostei do post mas notei que não mencionaram o OpenLP.
    Um software gratuito, com Bíblias, Midias, avisos, um bom editor para as letras, com temas e outros recursos …
    O arquivo de culto gerado nele pode ser carregado em outro computador que ele leva tudo junto (as musicas, comentários, textos e os slides em powerpoint)
    Outro ponto bastante interessante é que é um programa portátil ! Ou seja, não requer instalação, podendo rodar a partir de um pendrive !

  • Jônatas Bueno
    Responder

    Amigos, instalei o QUELEA do (https://quelea.org/) e achei bem similar ao EasyWorship. INCLUSIVE ELE IMPORTA O BANCO DE DADOS DE MÙSICAS DO EW e de outros como OpenLP, OpenSong, Songbooks (um pouco complexo mas não vi outro programa que faça isso).
    ELE É TOTALMENTE GRATUITO. Vamos sair da ilegalidade nas igrejas. Não é porque um programa é caro que vamos “craqueá-lo” e usar em nossos cultos. Quem rouba um serial também é ladrão!
    Bíblias em português no link (http://bit.ly/2lXB8eO) Salvar como arquivo .xml e importar para o programa.
    Ainda estou aprendendo usar mas estou a disposição para ajudar no que puder.

  • Marcos
    Responder

    O Easyslides é gratuito e eu fui um dos que ajudaram a traduzir para o português. Entre no site easislides.com e está tudo lá. O pago é um cara que pegou o gratuito e começou a vender.

  • Taynara
    Responder

    Eu utilizei o easyslides achei mt bom, é ele tem uma versão gratuita disponível no site, dá pra usar fundos em movimento nele, baixar versões diferentes de Bíblia, só não tem esse suporte específico pra youtu.be que faz falta as vezes

  • Rebeca
    Responder

    Ola, Boa Noite!
    Estou a meses atrás de um programa que seja gratuito e bom…
    Estou procurando um que o background seja em movimento como o easyworship e tenha a bíblia…
    Alguém conhece algum??
    Desde ja agradeço!

    • Conversão Digital
      Responder

      Olá Rebeca!
      Temos recebido algumas sugestões, inclusive de nossos leitores aqui!
      Não tive a oportunidade de testar ainda, mas se você quiser conferir já dê uma olhada no “OpenLP” ou “HolyLirics”.
      E não deixe de nos falar sobre a sua experiência!

  • Adriano
    Responder

    ola galera
    coloquei o easyworkship 6, mas não estou conseguindo colocar a letra, alguém pode me ajudar:

    • Conversão Digital
      Responder

      Olá Adriano,
      Acredito que deva ser como nas versões anteriores.
      Você precisar criar um “New” e escolher “Song”, então abrirá um editor para que você digite a letra.
      Ou o problema é outro?

  • Edson
    Responder

    Boa tarde galera. Eu estou iniciando agora nessa área, se alguem conhecer um passo a passo para uso dos programas, HolyLirics, Adore ou Easyworkship pois sao oa três qhe tenho aqui para teste, tentei mexer um pouco mas me confundi bastante, como por exemplo a questão de divir a tela, para continuar mexendo no note e ir passando o arquivo escolhido no data.

  • Samuel Victor
    Responder

    Olá,
    Desenvolvi um programa gratuito para datashow em igrejas: WL Show
    https://www.youtube.com/watch?v=d2W6X4zooec

  • Jéssica Melo
    Responder

    Já usamos o easy… mas o preço é salgado. Pesquisando os gratuitos, encontramos o OpenLP e estamos muitoooooo satisfeitos, não deixou a dever em nada ao easy e além de ser grátis é todo em português o que facilitou treinar mais pessoas e ampliar a equipe da nossa igreja.

  • Vinicius Lima
    Responder

    http://www.holyrics.com
    Holyrics está na sua versão 2.1.0
    Programa totalmente gratuito e com tudo o que você precisa:
    Apresentação de letras e versículos da Bíblia (9 versões);
    Execução de áudio e vídeo;
    Temas altamente personalizáveis;
    Banco de dados off-line com 15 mil músicas;
    Pesquisa de letras pela internet;
    Visão do palco, lista de reprodução, histórico, anúncios, escala, relatórios, painel de comunicação, alertas e muito mais!

    E com um grande diferencial que é o aplicativo Holyrics para Android.
    Faça QUASE tudo pelo celular remotamente (letras, versículos, áudio e vídeo, anúncios, etc).
    Acesse seu repertório de letras, histórico, escala… em qualquer lugar pelo celular!
    Utilize o celular ou tablet também como um monitor de retorno!

    Baixe Holyrics e faça um teste.
    Paz!

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search