Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 04

LIÇÃO 04: QUAIS LENTES USAR?

Na última lição falamos sobre quais tipos de câmera, em nossa opinião, são as mais adequadas para que você produza seus vídeos na igreja. Se você ainda não viu, clique aqui para conferir. Continuando, hoje, vamos falar sobre as lentes.

Que tipo de lente você deve usar? Existe um tipo de lente específico para cada efeito que você esteja procurando desenvolver. Primeiro, é importante dizer que investir em lentes é a grande sacada. Diferente dos corpos das câmeras, elas não se tornam facilmente obsoletas, podendo durar, se for um bom exemplar, durante anos ou até décadas. Mas, quando iniciando seus trabalhos em relação aos vídeos, é aconselhável que você tenha alguma flexibilidade com as escolhas das suas lentes, possibilitando filmar a maior variedade de temas possíveis. Então vamos falar sobre os tipos:

As lentes da sua câmera são formadas por um conjunto de lentes, construídas de forma que uma atenue as aberrações da outra, gerando resultados com o mínimo de distorções possíveis e variáveis de ajustes. Elas são chamadas de “objetivas” e variam em seu grau de ampliação da imagem e ângulo de visão, que é a distância focal, em mm, apresentada.

Tipos de lentes

Dentre elas, podemos ainda segmenta-las de acordo com algumas características:

1. LENTES DE KITS

A não ser que você tenha comprado apenas o corpo de sua câmera, ela veio com um kit, equipado com uma lente já acoplada. Esta lente, apesar de alguns afirmarem que serve apenas para “tapar o buraco”, é ótima para que você possa aprender. Ela pode aproximar ou afastar em diferentes distâncias e pode oferecer flexibilidade dentro do que você já tem. Entretanto, quando uma lente oferece tudo, convenhamos, não oferece muita coisa. O que quero dizer é que quando se propõe a oferecer uma grande gama de variedade em apenas uma, as funções podem ficar a desejar. Então, o quanto mais cedo você puder, invista em outras lentes mais específicas.

2. LENTES PRIME

Para a confecção dos vídeos na igreja, as lentes prime são suas melhores amigas, principalmente porque costumam ser bem mais baratas. Elas não são tão complexas quanto as lentes zoom, pois nelas a distância focal é fixa, o que significa que você não consegue dar zoom, ou seja, aproximar ou afastar. Aqui vão três características que você precisa saber sobre elas:

  • As lentes prime geralmente não são as mais procuradas pelos fotógrafos, o que confere a nós, galera do vídeo, uma vantagem da qual podemos nos apropriar;
  • Por causa da distância focal fixa, você terá que reposicionar a câmera manualmente quando quiser se aproximar ou afastar do objeto a ser filmado. Isso é uma grande prática para que você desenvolva suas técnicas, quando iniciante, pois te força a usar suas habilidades e não depender da tecnologia;
  • As lentes prime são bem rápidas, o que significa que elas permitem maior entrada de luz na câmera do que o mecanismo das lentes zoom. E você consegue uma profundidade de campo baixa também.

3. LENTES ZOOM

Lentes zoom oferecem a flexibilidade que as prime não apresentam, mas, a não ser que você esteja disposto a desembolsar uma boa grana por elas, talvez não seja o melhor começar por aqui. Você pode comprar duas ou três lentes prime pelo preço de uma zoom. Então, pense com carinho.

Então, qual lente você deve adquirir? Sugiro que você comece com dois tipos de lentes: uma normal e uma grande-angular.

NORMAL
Para vídeo, uma boa lente normal é a 50mm. O modo como uma 50mm se comporta é muito similar a como nós enxergamos o mundo e é isso que a torna uma boa lente para qualquer coisa relacionada a pessoas nos seus vídeos, como depoimentos, entrevistas, testemunhos, avisos etc.

GRANDE-ANGULAR
As grande-angulares são ótimas para filmar paisagens e no interior da sua igreja, pois quando em espaços fechados, elas conseguem captar muito mais em cada frame, por seu ângulo de abertura. Além de que se você estiver planejando usar um slider ou um steadicam, você vai precisar de uma grande-angular para isso.

Antes que você saiba qual lente vai usar, é preciso que você já tenha em mente o fator de corte (crop factor) específico da sua câmera. Não sabe o que é isso? Não se preocupe, na próxima lição vamos falar dele! E por que esse fator influi aqui? Porque isso vai afetar a distância focal da sua lente.

E aí, quais lentes você já tem usado? Qual efeito tem conseguido com elas? Compartilha aí com a gente.


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search