Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 11

LIÇÃO 11: ALCANCE DINÂMICO

Olá pessoal! É com muita alegria que comemoramos a publicação de 10 lições aqui do nosso guia! Obrigada a todos que têm acompanhado e têm feito parte dessa nossa caminhada rumo a busca da melhora em nossas produções! E para registrar esse marco, mandamos um pequeno extra para aqueles que são cadastrados aqui no CD! Aproveitem! Ainda não é cadastrado? Junte-se abaixo:

BAIXE UM RESUMÃO DAS LIÇÕES EM PDF!

Faça agora o download do resumo das nossas 10 primeiras lições do Guia de Vídeos para Igrejas!

E hoje continuando na nossa peregrinação, vamos falar sobre o alcance dinâmico. Pelo nome parece algo difícil, não? Mas é simples, vem com a gente desvendá-lo!

O alcance dinâmico é o grande divisor de águas entre filmagens que parecem caseiras e amadoras e filmagens elaboradas, que se parecem com imagens de cinema. Ele se refere a capacidade que a câmera tem de capturar as áreas mais claras e as mais escuras de uma cena, conservando ao mesmo tempo os detalhes contidos nelas.

ESCALA DO ALCANCE DINÂMICO

Pense numa escala de 1 a 100. No 1 temos as áreas mais escuras, ou seja, as sombras e no 100, as áreas mais claras ou highlights. O alcance dinâmico consiste em quanto sua câmera consegue capturar dentro dessa escala. Ele é medido em “stops”. Por exemplo, uma Canon 60D possui 8 stops, comparada a Câmera Black Magic Cinema, que tem 13. Quanto mais stops houver, mais detalhes serão capturados ao longo da escala. Se uma câmera deixa as sombras totalmente pretas ou os higlights totalmente brancos, com a perda de informação nestas áreas, seu alcance dinâmico é bem baixo.

Aqui está um exemplo.

dynamic-range-ex1 dslr

Alcance dinâmico baixo.
Fonte: blackmagicdesign.com

A primeira imagem foi clicada com uma DSLR comum. Você pode ver como os highlights estão estourados? O sol no fundo da imagem foi um pouco demais para o sensor da câmera e tudo ficou lavado em um único branco.

dynamic-range-ex2 black

Alcance dinâmico alto.
Fonte: blackmagicdesign.com

Esta segunda imagem foi capturada com uma câmera de alcance alto e você pode ver que os detalhes no fundo ficaram mais identificáveis.

COMO INCREMENTAR O ALCANCE DINÂMICO?

Infelizmente a quantidade de alcance dinâmico é determinado pelo tipo da câmera; não é algo que você possa aumentar ou diminuir com lentes ou certas técnicas de filmagem. É determinado pelo sensor da câmera e suas capacidades. Se você quiser incrementar o alcance dinâmico, será necessário investir em uma câmera com melhor solução neste aspecto, o que pode significar custos maiores. Mas se você já está filmando como uma DSLR existem algumas coisas que podemos fazer para maximizar o alcance dinâmico existente.

O melhor modo de fazer isso é editar o estilo de imagem usado, o que pode ser feito acessando o menu da sua câmera. Para conseguir o melhor alcance dinâmico possível, você deve focar em uma imagem com aspecto bem plana, chapada. O que quero dizer com isso? Deve ser uma imagem sem muita sensação de profundidade, como se todos os elementos da cena fossem comprimidos e justapostos numa chapa. Não irá parecer muito bom na tela da sua câmera, mas, esperançosamente, isso irá te dar meios necessários para editar na pós-produção e conseguir um aspecto melhor. A melhor configuração para um estilo de imagem pensando em alcance dinâmico é:

  • Sharpness (acuidade): 0
  • Contrast (contraste): -4
  • Saturation (saturação): -2

Aqui está uma imagem capturada com uma Canon 70D, que possui 11 stops:

70D sem ajuste 70D com ajuste

 

A imagem da esquerda, foi capturada com estilo de imagem padrão: percebe que para fora da janela perdemos todas as informações? Já a imagem da direita foi capturada segundo os ajustes mencionados acima: temos mais detalhes da cena diante de nós, no entanto, percebe que perdemos um pouco da profundidade?

Apenas a título de comparação, veja a mesma cena, desta vez capturada por uma Canon T3, que possui 9 stops:

T3 sem ajuste T3 com ajuste

 

Imagem da direita com estilo padrão; imagem da esquerda, com ajuste.

Existem também alguns estilos online que você pode fazer download ou comprar que irão vir ajustados para se chegar a uma imagem plana, com aspecto de cinema, que vai reter o máximo de detalhes possíveis.

Enfim, a boa notícia é que conforme a tecnologia vai avançando, os equipamentos mais completos começam a ficar mais acessíveis, sendo barateados, e isso é um grande benefício para nós!

Comece a trabalhar com o alcance dinâmico da sua câmera e conte pra nós a sua experiência. Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente, ficaremos felizes em ajudar! Até a próxima!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search