Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 12

LIÇÃO 12: PROPORÇÃO

A proporção da imagem na tela costumava ser um aspecto bem mais importante do que é hoje. Você se lembra de quando ia às locadoras de vídeos, tipo Tripé Vídeo ou Blockbuster, hoje ambas falidas, e comprava um DVD e na capa tinha alguns dizeres tipo “fullscreen” ou “widescreen”? Isso era justamente uma referência à proporção do filme.

A proporção do vídeo é a razão entre a largura e a altura da sua filmagem, ou seja, a medida da largura dividida pela medida da altura. Pode ser representada por um número decimal com duas casas ou pela relação entre dois números inteiros.  Aqui estão alguns tipos mais comuns de proporção e como eles se parecem:

Primeiro, temos o 4:3, o padrão básico de televisão antigamente. Também chamada de “janela clássica” (janela é um termo utilizado no cinema para designar a proporção), é assim que um “fullscreen” se parece. Antes da invenção do HD (high-definition) as televisões eram pensadas para acomodar a proporção 4:3 (SD – Standard definition).

Depois, temos o 16:9, que hoje é o padrão para todas as televisões HD. (HDTV)

proporção1

 

E, em terceiro, temos o “superwide”, que é usualmente utilizado em cinema e, ainda que você tenha uma TV widescreen HD, esse formato não irá ser compatível, pois ele é bem largo. Essa proporção é geralmente 1.85:1 ou 2.39:1.

proporção2

A tela superwide, ou larga, se faz interessante, pois pode apresentar vastas paisagens, cenas de massa ou movimentos de multidão com numerosos atores e figurantes e dá uma boa sensação de relevo graças à visão periférica e organização do campo em profundidade, com vários planos. No entanto, não se constitui no formato do nosso campo de visão nítido, diferente do padrão comum, o que pode dispersar nossa atenção.

COMO FUNCIONA?

É importante ressaltar que essas proporções não medem realmente o comprimento do formato, mas sim a razão em que são medidos. Por exemplo, se dissermos 16:9, estamos alegando que a imagem tem 16 unidades de largura e 9 unidades de altura. Se estivéssemos olhando para uma imagem três vezes maior que esse tamanho, mas na mesma proporção, teríamos 48 unidades de largura por 27 unidades de altura.

Para descobrir a proporção de uma tela, basta dividir os números entre si. Por exemplo, em um quadro de 800x600px (pixels), dividindo-se 800 por 600, temos o resultado de 1,33, ou seja, a proporção de 4:3 (SD). Do mesmo modo, 1280x720px, chegamos em 1,77, correspondente a 16:9 (HD).

OBS.: Um pixel é a menor unidade de uma imagem eletrônica e configura-se sempre por um quadrado. Sua proporção nunca deve mudar, mas sim a quantidade deles em uma fileira ou coluna, compondo uma imagem. Vamos falar um pouco mais deles quando chegarmos em resolução de imagens!

HISTORICAMENTE

Formatos widescreen, como o 1.85:1 foram originalmente criados para diferenciar as televisões dos cinemas. Por isso que, quando a televisão fez a troca para o 16:9 e widescreen, Hollywood buscou um formato mais largo ainda, o 2.39:1, para mais uma vez manter a diferenciação entre as TVs e o cinema. Talvez, se a tendência continuar, vamos ter imagens cada vez mais largas que poderão ser projetadas numa parede inteira! Recentemente, o clipe do Justin Bieber, da música “As Long As You Love Me”, foi produzido em uma proporção super-super-wide, de 3.56:1!!! Qual será a nova solução de Hollywood?

O sistema IMAX é um formato de tela larga que faz sucesso hoje. Ele tem a capacidade de mostrar imagens com resoluções muito superiores. Esta tela normalmente tem 22m de largura por 16 de altura, criando uma experiência imersiva para o telespectador, inclusive com algumas sensações desagradáveis, como enjôo em movimentos bruscos da câmera.

Ao criar seus vídeos, configure as proporções já de início de acordo com a finalidade e onde ocorrerá a exibição. Isso irá te ajudar mais à frente, não sendo necessário cortar suas imagens ou lidar com aquelas temidas tarjas pretas laterais! Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente, queremos discutir um pouco sobre esse assunto!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search