Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 10

LIÇÃO 10: BALANÇO DE BRANCO

O balanço de branco é um ajuste muito importante em sua câmera. Se você não compreende como ajustá-lo apropriadamente, isso é um grande problema!

Lembra quando nós falamos sobre compressão, como os ajustes refletem em nossa imagem e como precisamos ajustar tudo adequadamente uma primeira vez para que não precisemos mexer nisto mais tarde? Isso nunca foi tão importante quanto no que diz respeito ao balanço de branco. Para entendermos melhor do que se trata, primeiro vamos falar de temperatura de cor.

TEMPERATURA DE COR

Temperatura de cor é uma propriedade da luz, medida em Kelvin (K). Uma fonte de luz que tenha uma temperatura de cor alta terá maior quantidade de luz azul, e uma que tenha baixa temperatura de cor, terá maiores nuances de vermelho. Aqui está uma tabela que pode ajudar na compreensão. Na base da tabela temos o intervalo de 1000 a 2000K, que é o mais baixo em ajuste de balanço de branco. Esta configuração trabalha bem com uma luz de vela ou foco de chama. Subindo um pouco, chegamos a 3000K, que configura lâmpadas de tungstênio. O número de 5000K serve para luz do dia com um céu aberto e 6500 se aplica quando o céu estiver nublado.

Temperatura e Condição de Luz

Se você não ajustar suas configurações para a temperatura de cor apropriada para as condições de luz ao seu redor, suas imagens vão apresentar um arranjo de cor indesejado, que é bem difícil de ser editado mais tarde. E é por isso que é necessário insistir que você preste muita atenção ao balanço de branco! Pense que isso é crucial para que as cores representadas na sua filmagem estejam adequadamente acuradas, ou seja, que os brancos tenham aspecto de branco, a vegetação tenha coloração verde e os tons de pele pareçam reais.

COMO AJUSTAR O BALANÇO DE BRANCO?

A maioria das câmeras vêm com opções automáticas de ajuste do branco, vindo com pré-ajustes como auto, tungstênio, fluorescentes, luz do dia (daylight), nublado (cloudy), flash etc. Estas configurações são ótimas para fotografia, mas para vídeos é melhor que você ajuste o balanço manualmente. É só colocar o “WB” (White balance) em manual e fazer os ajustes você mesmo. Isso pode parecer difícil, mas desde que você se baseie na tabela acima você se sairá muito bem.

A razão de filmar manualmente ser importante é porque as condições de luz mudam o tempo todo e, desse modo, você pode se ajustar a elas. Isso não ocorre quando você filma cenas internas, mas quando você está lá fora e o sol está continuamente se movendo, o que significa que a temperatura de cor também está mudando. Ao ajustar o balanço de branco manualmente, você tem liberdade para usar a tabela acima como parâmetro e então digitar o número exato da temperatura de cor que você precisa. É claro que existem ocasiões em que você não estará procurando por um balanço de branco perfeito, de acordo com as regras; muitas vezes você quer dar um aspecto mais caloroso a sua imagem, uma sensação de mais quente, então, se eu estou filmando cenas externas posso digitar uma temperatura de 5800K, ao invés de 5600K. Às vezes a aparência mais quente é mais agradável.

Espero que com isso você possa ter compreendido o segredo desse ajuste. Se não foi o caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar, escreva para gente, compartilhe e vamos crescendo juntos! Este é um ajuste muito importante de se aprender agora, pois irá te auxiliar mais pra frente, produzindo vídeos muito bons!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search