Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 16

LIÇÃO 16: COMO FILMAR COM A CÂMERA EM MÃOS

Chegamos a um capítulo diferente em nossas lições aqui do Guia de Vídeos! Até agora falamos mais de alguns aspectos básicos que você precisa saber antes de começar a produzir. Talvez não tenham sido lições super empolgantes, mas com certeza muito importantes para uma filmagem adequada. Mas agora vamos começar com as coisas um pouco mais divertidas e de fato práticas. Hoje, vamos aprender primeiro a como filmar vídeos legais com a câmera em mãos. Isso significa que você não utilizara tripés, monopés, steadicam, alças milaborantes ou qualquer coisa do tipo. Apenas você e sua câmera.

Infelizmente este método de filmagem geralmente resulta em vídeos tremidos e sem utilidade, mas se você já trabalha há algum tempo nessa área em sua igreja, sabe que algumas vezes filmar com a câmera em mãos é necessário. E aqui vão algumas dicas para filmagens desse tipo para que elas não fiquem terríveis:

1. ALÇA

A alça é o elemento mais importante para boas filmagens com a câmera em mãos, é aquele acessório que já vem com a sua câmera, a alça de pescoço. Se você já filmou com algum suporte de ombro, você sabe que o segredo de ter bons vídeos sem tremer consiste nos pontos de contato. Com um suporte de ombro você tem um ponto de contato no ombro e alguns outros em suas mãos. Usando uma alça você pode ganhar um ponto de contato enquanto filma com a câmera em mãos mesmo sem gastar com um suporte caro. Para usar a alça adequadamente, coloque-a em volta de seu pescoço e então segure-a o mais longe possível. Você precisa que a alça fique o mais justa possível, bem tensionada, desse modo seu ponto de contato será sólido e sua filmagem estável. Escolha também uma posição que seja confortável, na medida do possível, para que você consiga permanecer assim pelo tempo que for necessário.

2. BRAÇOS TRAVADOS

Lembre-se que a chave para bons vídeos com a câmera em mãos é eliminar os tremidos. Então, a segunda dica é sobre o movimento do seus braços. Ao invés de mantê-los soltos, é importante que você mantenha seus cotovelos presos ao corpo. E quando você fizer movimentos com a câmera, não mexa os braços, mas sim seus pés e seu torso. Sempre mantenhas os braços na mesma posição, desse modo você esta simulando outro ponto de contato. Eles não podem se mover e se você desejar mudar a posição da sua filmagem, você deverá mudar toda a posição de seu corpo. Essa dica também se aplica quando você estiver filmando com seu celular, por exemplo. (Lembre-se de sempre fazê-lo na posição deitado).

3. LENTES GRANDE ANGULARES

Quando for fazer filmagens com a câmera em mãos, use sempre lentes grande angulares. A razão pela qual isso é importante é que quanto mais fechada e precisa for sua filmagem, mais perceptíveis serão as pequenas tremidas e movimentos. Mas se o ângulo da sua lente cobrir um cenário mais amplo, as pequenas tremidas fora do quadro não são tão perceptíveis ou distrativas.

4. MOVIMENTOS DE CORPO SUAVES

Quando estiver mudando seu corpo de posição para cobrir outra cena, imagine que você está preso em slow-motion. Pense que cada passo vai demorar o dobro do que usualmente demoraria. Será muito fácil notar as tremidas da filmagem se você andar e se virar normalmente, mas se você realmente precisar dar alguns passos, faço-o bem devagar, suave e intencional.

5. LENTES “IS”

IS significa image stabilization ou estabilização da imagem e se sua lente e câmera suportarem isso, por favor não esqueça de habilitar essa função! A estabilização da imagem adiciona um extra de estabilidade para que você consiga obter filmagens mais suaves. É também possível adicionar esse efeito na pós produção, mas nada que realize milagres.

Com essas dicas espero que você consiga aumentar a qualidade das suas produções e, claro, com a prático tudo vai ficando mais fácil. Tem alguma outra dica? Compartilha com a gente!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search