LIÇÃO 26 – ILUMINAÇÃO: 3 PONTOS BÁSICOS
Na última lição nós aprendemos sobre os componentes da iluminação e agora que já sabemos sobre isso, vamos falar sobre como ajustar de fato a iluminação em situações reais e cotidianas.
Existem inúmeros tipos de técnicas de iluminação, mas somente uma principal. E contanto que você entenda essa técnica principal, você estará preparado para qualquer situação. E eu estou falando sobre a técnica de 3 pontos básicos de fontes de luz.
Essa técnica requer 3 fontes de iluminação, toda posicionadas a 45° em relação ao objeto ou, especialmente, pessoas em questão. Ela funciona bem para entrevistas, vídeos de avisos, batismos, testemunhos e depoimentos ou qualquer vídeo em que você esteja gravando pessoas.
Dê uma olhada neste diagrama:
Gosto de pensar nele como uma grande letra “X” em que a pessoa esteja sentada sobre ou parada. Cada segmento do X é um local onde posso posicionar uma fonte de luz. Você pode perguntar porque estamos posicionando nossas luzes a 45°; talvez você pense que seria melhor se colocássemos as luzes diretamente em frente a pessoa. Mas o problema com uma configuração como esta é que produz um efeito muito chapado e irá resultar em sombras inexistentes na imagem. Sombras são importantes para dar profundidade e volume à cena.
Adicionando Profundidade com Ângulos
Aqui vai uma dica: vídeos são produções bidimensionais. Tudo que estamos vendo é uma tela chapada, simulando tridimensionalidade. Não existe profundidade real. Então é importante que quando você produza seus vídeos você compense esse fato: precisamos adicionar profundidade da forma que pudermos.
Ao utilizar os ângulos de 45° para posicionar as luzes estamos criando profundidade. Nesta posição, elas fornecem contraste e valorizam a forma dos objetos. Ao contrário, se posicionarmos as luzes de frente para os objetos ou pessoas, o efeito é algo chapado, sem contraste, sem profundidade e desfavorável. A técnica dos 3 pontos é simples. Apenas lembre-se do X imaginário e posicione suas fontes de luz em 3 dos 4 segmentos do X – duas na frente e uma ao fundo.
Agora, vamos falar sobre cada uma dessas 3 fontes de luz que compõem o sistema de 3 pontos básicos:
1. Key Light (Luz Principal)
A primeira e mais importante fonte é a key light. Esta é a luz principal, sendo a mais forte e tendo a maior influência no resultado final da filmagem. Ao posicionar a key light em um ângulo de 45° e iluminar seu objeto, você estará iluminando bem uma face do objeto, criando sombras bem escuras no lado oposto. E para resolver isso temos a segunda luz do sistema de 3 pontos.
2. Fill Light (Luz de Preenchimento)
O propósito dessa luz é justamente preencher e compensar algumas sombras que a key light criou. Mas ela não deve ser tão potente quanto a primeira. O objetivo aqui não é eliminar as sombras do outro lado do objeto, mas apenas suavizá-las. Não precisamos igualar a iluminação em ambos os lados do objeto, mas sim ter um lado um pouco mais claro que o outro. Ao fazermos isso adicionamos profundidade à cena. Para assegurar que a fill light não esteja mais forte que a key light, você pode utilizar o dimmer da lâmpada e diminuir um pouco o brilho. Ou se sua lâmpada não tiver essa funcionalidade, afaste fisicamente a lâmpada do objeto.
3. Back Light (Luz de Fundo)
Também conhecida como a “luz de cabelo”, é naturalmente a luz que fica atrás do objeto em um dos segmentos do X imaginário. O propósito da back light é descolar o objeto ou pessoa do fundo. Nos já falamos que vídeos são bidimensionais e que sem uma luz adequada tudo parece chapado. Ao posicionarmos corretamente uma back light, você estará iluminando partes dos ombros e o cabelo da pessoa e isso irá separá-la visualmente do fundo. Usar uma luz de fundo é um dos melhores jeitos de adicionar profundidade à cena e também é uma luz bem versátil, podendo ser posicionada de diferentes formas. É aconselhável mantê-la na posição de 45°, mas a altura dela fica a seu critério. Às vezes a luz de fundo é chamada de “luz de cabelo”, pois está iluminando mais a parte de trás do cabelo do que as costas e os ombros. Então faça alguns testes e experimente posicioná-la de acordo com seu desejo.
No fim, considerando todas as luzes que falamos, o que teríamos seria uma possibilidade como essa:
Fique atento para este tipo de luz ao assistir filmes e programas de TV; você irá reconhecer como as equipes têm utilizados esse recurso para adicionar profundidade às produções.
Essa técnica pode ser utilizada em quase qualquer situação. Lembre-se do X imaginário e o papel de cada fonte de luz e você estará pronto para fazer uma iluminação bem legal!
Já sabia dessa técnica? Utiliza algum outro truque? Compartilhe com a gente!
—
CONTINUE LENDO…
1 Comment
Ola Isabelle gostaria de me aprofundar neste assunto, você poderia indicar algum material mais completo ? Obrigado !