Guia prático sobre vídeo para igrejas – Lição 14

LIÇÃO 14: PROFUNDIDADE DE CAMPO (DOF)

Olá pessoal! Hoje trazemos mais um capítulo do nosso guia prático sobre vídeo para igrejas. E vamos discutir mais um recurso que você pode utilizar na sua linguagem ao montar suas produções: a profundidade de campo.

A definição de profundidade de campo, ou DOF (deep of field, em inglês) é a quantidade em que todos os objetos em cena – em primeiro plano, segundo e terceiro – estão em foco ao mesmo tempo.

Uma profundidade de campo baixa acontece quando apenas um plano do quadro está em foco, como acontece nesta imagem:

5.6

f 5.6

 

Já uma profundidade alta é quando vários ou todos os objetos e planos do quadro estão em foco ao mesmo tempo.

16

f 16

Esse aspecto é controlado pela distância focal da lente utilizada e a abertura. Distâncias focais mais próximas e aberturas generosas são o que você precisa se você está tentando obter uma profundidade de campo bem baixa.

Faça um teste. Olhando normalmente você consegue visualizar até certo ponto à distância com nitidez. Em cada mão, pegue seu dedo indicador e apoie no dedão. Junte as duas mãos formando um buraquinho bem pequeno entre os quatro dedos. Aproxime do seu olho e, com o outro fechado, tente ver através deste buraco. Você vai perceber que consegue ver mais nitidamente alguns elementos que estavam mais longes. E é exatamente isso que acontece quando você diminui a abertura da sua lente.

Profundidade de campo baixa é recomendável para filmagem de retratos (como entrevistas e testemunhos) closes e filmagens externas com muitos elementos disponíveis. Para filmar um trabalho mais documental, capturando objetos à distância, quando muitas vezes você não tem controle sobre a ação, é preferível usar uma profundidade de campo alto, facilitando o trabalho de focar o indivíduo.

PORQUE ISSO É IMPORTANTE?

A primeira razão é que a profundidade de campo permite que você conduza o seu público ao que é importante na cena e o que não é. Você, ao fazer seus vídeos, tem o poder de mostrar aos seus espectadores o que você deseja que eles vejam. Você tem uma história ou uma mensagem a passar e o seu trabalho é fazer apenas aquilo que vai contribuir para esse propósito. Elimine as distrações e os impedimentos ao máximo, fazendo uso da profundidade de campo.

Digamos que estou na rua filmando uma entrevista com alguém. Desejo focar na pessoa entrevistada e não nos elementos que estão ao fundo. As palavras da pessoa é que são importantes no momento e eu não desejo que outros objetos distraiam a atenção do público. Utilizando a profundidade de campo, eu posso focar no que é importante e me distanciar do que não me serve no momento. Com esse recurso, seu público instintivamente sabe aonde eles precisam prestar atenção e o que é relevante na narrativa.

A segunda razão se refere ao efeito visual. Uma profundidade de campo baixa é esteticamente agradável: é suave e cativante. Através dela você pode criar um efeito muito aplicado: o bokeh. Bokeh refere-se à porção de uma imagem que está fora de foco. Levando isso ao extremo, quando alguns dos objetos que estão fora de foco são fontes de luz, você vai ter algumas bolinhas de bokeh.

picjumbo.com_HNCK2228

Quando as luzes estão fora de foco elas se transformam nesses círculos suaves e bonitos.

Lembre-se que para conseguir uma profundidade de campo baixa você precisa pensar na distância focal entre a câmera e o objeto, bem como na distância entre o objeto principal e os coadjuvantes. Daí então configure a abertura ao máximo que sua lente permitir. E pronto!

Já usou a profundidade de campo a seu favor? Conta pra gente! Até a próxima!

Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente! Deixe seu comentário abaixo e vamos descobrir os melhores métodos para nossas produções juntos!


CONTINUE LENDO…

Recommended Posts
Comments
  • Glauco Pereira de Oliveira
    Responder

    Olá, Isabelle!
    Julguei muito útil o seu texto!
    Tenho muito interesse em elaborar apresentações corretamente, tanto profissionalmente quanto em eventuais atividades na igreja!
    Grande abraço!
    Glauco

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search